Lembro-me de alguns anos atrás, quando terminei o curso técnico de administração, como era frustrante procurar vagas de emprego que se encaixavam ao meu perfil. Todas as empresas pediam experiência.
Na época ficou a seguinte pergunta em minha cabeça: “como conseguir o primeiro emprego, se eu não tenho experiência?”
Se esta também é a sua dúvida. Eu vou te ajudar.
Vou listar algumas sugestões que me serviram e outras que aprendi ao longo da minha vida, sendo que elas têm ajudado muitos outros jovens a encontrar mais facilmente a primeira vaga de emprego.
Sem mais delongas, vamos ao que interessa 🙂
O que Você Aprenderá:
- Fuja do Currículo Genérico, Seja Específico
- Trabalhe sua Rede de Amigos e de Contatos
- Fazer Um Currículo Focado Em Suas Habilidades E Competências
- O Que Te Diferencia Dos Demais Candidatos?
- Dicas rápidas Como Conseguir o Primeiro Emprego
- Como Ter Sucesso no Primeiro Emprego
- O que fazer no seu primeiro dia de trabalho
Fuja do Currículo Genérico, Seja Específico
Esta é a primeira dica para conseguir o primeiro emprego, se você não tem experiência, não se concentre inicialmente em seu currículo, melhor focar nas possibilidade que o mercado de trabalho lhe oferece. Por quê?
Pode parecer óbvio, mas a maioria das pessoas fizeram o currículo em primeiro lugar e, em seguida, o enviou para dezenas de empresas. Ao contrário do que você pode pensar. Esse é o maior erro que você pode fazer quando se busca emprego!
Você até pode esperar que um currículo genérico abra a porta para uma entrevista de emprego. Mas ele não fará.
Você deve fazer um currículo direcionado para a vaga que deseja ser contratado, isto aumentará as chances de conseguir o seu primeiro emprego.
Sendo assim, se você está se inscrevendo para um programa de aprendizagem, você deve fazer um currículo direcionado para a vaga de jovem aprendiz.
É melhor tentar se adaptar as oportunidades do mercado do que fazer um currículo genérico e sair entregando em todas as empresas.
Trabalhe sua Rede de Amigos e de Contatos
Atualmente, a maioria das pessoas começam a procurar trabalho em sites de empregos (Vagas.com.br, Infojobs…) e redes sociais que existe aos montes por ai…
Embora eu tenho certeza que vale muito a pena fazer isto (você deve fazer), é preciso pensar que a maioria das pessoas estão fazendo isso, portanto você estará competindo com dezenas de milhares de pessoas. Com certeza a concorrência será acirrada e as chances menores.
É como tentar encontrar seu amigo em uma boate lotada com música alta. Será muito difícil encontra-lo.
Além de buscar vagas pela internet, você deve fazer o velho contato pessoal, o boca-a-boca, usar sua rede de contato (amigos, familiares, colegas…) a seu favor. A dica aqui é pedir ajuda. Não tenha vergonha.
Faça uma lista com o nome de pessoas, incluindo as que você conhece no Facebook ou outra rede social, que podem de alguma forma te ajudar a encontrar o primeiro emprego. Fale do seu desejo de começar a trabalhar e se elas sabem de alguma vaga disponível e se podem te indicar.
Fazer Um Currículo Focado Em Suas Habilidades E Competências
A percepção de que a maioria das pessoas têm é que a experiência determinará quais as oportunidades de trabalho que você terá pela frente.
Contudo, principalmente, se tratando do primeiro emprego, é aconselhável que você se concentre em suas habilidades e competências, e não se preocupe com a falta de experiência.
Pois quando você se candidata a uma vaga de primeiro emprego ou para jovem aprendiz, o recrutador já sabe que você nunca trabalhou, sendo assim você deve mostra-lo as suas qualidades.
Para te ajudar a conhecer quais são as suas aptidões. Faça uma análise pessoal e veja quais são as suas habilidades e competências. Veja características hoje valorizadas pelas empresas:
- Proatividade: você é capaz de resolver seus próprios problemas sem que ninguém tenha lhe dizer o que fazer? Você é curioso e gosta de inovar?
- Iniciativa: você tende a propor planos para seus amigos, ou você costuma tomar a iniciativa de falar com alguém ou se esconde?
- Habilidades analíticas: você é capaz de resolver os problemas que irão surgir, ou seja, se antecipar ao problema?
- Organização: você é metódico e ordenado quando estuda ou trabalha?
- Liderança: você assume a responsabilidade pelo que faz e olha como um líder nos ambientes em que você participa (escola, igreja, esporte…)?
Liste pelo menos 5 habilidades. Aproveite e veja como se comportar em uma entrevista para jovem aprendiz.
O Que Te Diferencia Dos Demais Candidatos?
Em seu currículo, você deve criar sua hipótese de valor, ou seja, o que te diferencia dos demais candidatos inexperientes. Encontre vantagens competitivas que separam você dos outros.
Você pode destacar pontos como:
- Desempenho Escolar: participação em projetos, bolsa de estudo, olimpíadas de matemática/português… tudo bom resultado que indica que você era melhor do que a maioria dos estudantes;
- Viagens: se você viajou para fora do país deveria mencionar isso em seu currículo. Quanto mais exótico o destino, melhor;
- Atividades extracurriculares: se praticar qualquer atividade, seja artes marciais, futebol, basquetebol, natação, tênis, dança latina… você deve menciona-las porque te darão um ponto original e diferente da maioria dos currículos;
- Adesões: associações culturais, estudantes, ONGs também devem ser destacadas;
- Cursos de formação: cursos profissionalizantes, extras…
- Idiomas: cada vez mais importante, você deve destacá-los quanto possível, principalmente, o inglês.
Em uma eventual entrevista de emprego, você poderá detalhar mais a sua proposta de valor caso seja perguntado.
Dicas rápidas Como Conseguir o Primeiro Emprego
- Antes de se candidatar a uma vaga, você deve ter certeza que realmente quer trabalhar, pois ter um emprego requer muita responsabilidade e comprometimento com as obrigações
- Escrever o seu currículo. Apesar de não ter experiência, o seu currículo vai te ajudar a encontrar o trabalho desejado. Lembre-se que nem todas as experiências são adquiridas via trabalho formal, elas vêm também de trabalho de escolas, trabalhos voluntários…
- Se o seu currículo é muito pequeno, participe de trabalhos não remunerado ou voluntariado
- Peça que pessoas de confiança leia o seu currículo. É muito difícil de ser objetivo sobre nossas próprias experiências. O ponto de vista de outra pessoa vai te ajudar a encontrar erros ortográficos. O ideal é pedir ajuda a um amigo com boas habilidades de escrita e leitura.
- Antes de ir para a entrevista de emprego, conhece a empresa onde você quer trabalhar ou que se candidatou a vaga.
- Mostre interesse em fazer parte da empresa.
- Caso não seja contratado na primeira seleção. Não desanime. Você pode se candidatar a mais de um emprego. Mesmo se você acabar sendo rejeitado, isso lhe dará experiência em como se comportar em entrevista, mais experiente e certo do que quer.
- Simule uma entrevista com um familiar ou amigo. Ele poderá dizer se você tem um tique nervoso, se está falando muito rápido ou se você não está sendo claro.
- Não minta. Se você só pode trabalhar em um determinado período de tempo, diga a verdade ao seu empregador e nunca exagere sobre suas habilidades.
- Escolha a roupa certa para a entrevista de emprego. Mesmo se eles dizem que não, você deve sempre estar bem apresentável.
- Mantenha uma atitude positiva. Pensar negativamente pode prejudicar sua entrevista
Como Ter Sucesso no Primeiro Emprego
Uma das coisas mais importantes que faz você se destaca no primeiro emprego é fazer mais do que o chefe manda. Sempre dar um pouco mais do que se espera de você.
Isso faz com que outros (chefes, colegas, etc.) têm uma boa percepção de você e estabelece as bases para o seu crescimento profissional e sua carreira.
Além disso:
- Ser proativo
- Ajudar os colegas de trabalho
- Aprender com todos
- Cumprir com todas atribuições no tempo e com qualidade
- Quando não sabe, não ter medo ou vergonha de pergunta quem sabe. Você está aprendendo e todos da sua equipe sabem disso.
- A primeira impressão é tudo. Tente ser gentil e respeitoso com o seu empregador e qualquer outra pessoa no local de trabalho.
Deixe uma resposta