Muitos jovens enfrentam dificuldade na hora de escolher qual carreira seguir, pois são muitas dúvidas: analisar as tendências do mercado, pressão familiar, qual curso fazer, a empresa certa e, por exemplo, quais as diferenças entre jovem aprendiz e estágio.
Apesar de terem focos bem parecidos (principalmente, fornecer experiência profissional), existem diferenças entre jovem aprendiz e estágio.
Para que você não tenha dificuldade na hora de escolher qual programa fazer, é bom conhecer as diferenças entre jovem aprendiz e estágio para fazer a escolha certa e aproveitar as vantagens de cada uma delas.
Programa Jovem Aprendiz
Você deve estar se perguntando: o que é jovem aprendiz? Trata-se de um programa de aprendizagem voltado para a formação de adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 anos, sendo que o participante deve estar matriculado a partir do ensino fundamental ou ter concluído o ensino médio.
É obrigatório que todo aprendiz participe do curso de aprendizagem composto por aulas teóricas e práticas, sendo que as atividades práticas acontecem no ambiente da empresa contratante e participante do programa.
É neste momento que o jovem aprendiz coloca em prática os ensinamentos de sala de aula aprendidos em uma instituição profissionalizante, como as redes de ensino Senai, Senac e Ciee.

Programa de Estágio
O estágio é uma oportunidade de trabalho oferecida a estudantes do ensino médio/técnico ou superior para trabalhar em uma empresa por um período determinado de tempo. Ele pode ser remunerado ou não.
O estágio geralmente é de tempo parcial para não atrapalhar o estudo, porém pode ser de tempo integral, se for oferecido durante, por exemplo, o período de férias.
Para se tornar um estagiário, o estudante deve ter idade superior a 16 anos e estar fazendo curso técnico, superior ou educação especial.
Principais Diferenças entre Jovem Aprendiz e Estágio
O trabalho do jovem aprendiz é regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), ou seja, o aprendiz possui vínculo empregatício, tem Carteira de Trabalho assinada, Fundo de Garantia e entre outros direitos previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Ainda, o jovem aprendiz tem direito ao salário mínimo/hora, além de receber vários benefícios como o vale transporte, vale refeição, assistência médica/odontológica, entre outros.
O jovem aprendiz não pode exercer nenhuma atividade que exija formação técnica ou superior, nem cargos de gerência.
Já o estagiário não possui vínculo empregatício com a empresa e conta com uma legislação própria que garante um seguro contra acidente, como não existe vínculo, o estudante não direito de receber Fundo de Garantia.
O estagiário é contratado como uma forma de complementação do estudo e seus horários deverão respeitar o calendário escolar.
Alguns estágios não são remunerados ou podem oferecer uma “bolsa auxílio” ou algum outro tipo de ajuda que seja “acordada” entre o estudante e a empresa na hora da contratação.
É importante lembrar que tanto o jovem aprendiz quanto o estagiário têm direito a férias.
Importância do Jovem Aprendiz e Estágio
Mesmo que tenha diferença entre jovem aprendiz e estágio. É importante destacar que as empresas estão investindo cada vez mais nos jovens para formar profissionais qualificados e os programas de aprendizagem e de estágio são as melhores formas para conseguir isto.
Listamos alguns benefícios quando uma empresa contrata um jovem aprendiz e/ou estagiário:
- Encontrar futuros funcionários
- Encontrar novos talentos
- Aumentar a produtividade
- Aproveitar mão-de-obra barata
- Promover habilidades de liderança nos funcionários atuais
- Melhorar o ambiente de trabalho em geral

Conclusão: diferenças entre jovem aprendiz e estágio
Inicialmente, pode não ser fácil perceber as diferenças entre jovem aprendiz e estágio, mas nos contratos de ambos as diferenças ficam claras.
Antes de se inscrever em um programa, leia atentamente as exigências e esclareça as eventuais dúvidas.
Os dois programas proporcionam uma grande oportunidade para ganhar experiência em uma determinada área, conhecer novas pessoas e, dependendo do desempenho e da necessidade da empresa, conseguir um cargo efetivo.
Deixe uma resposta