Se você tem entre 14 e 18 anos, reside no Distrito Federal e está em busca do primeiro emprego preste bastante atenção nesta dica. Desde novembro de 2013, está em vigor, no DF, o Programa Jovem Candango, que tem como finalidade, entre outras tantas, proporcionar a população com pouca idade e sem experiência profissional que, ao mesmo tempo, estejam cursando as últimas séries da educação básica (ensino Fundamental ou Médio), a oportunidade do tão sonhado primeiro emprego.
Portanto, você jovem que procura uma vaga de jovem aprendiz não pode deixar de passar esta chance. Leia com bastante atenção os próximos parágrafos e saiba como participar e aproveite para saber como fazer o seu cadastro para concorrer a vagas de aprendiz pelo ISBET.
Para se ter uma ideia da dimensão deste programa para a sociedade a margem da Capital do Brasil. A previsão é a geração de mais de 10 mil vagas de trabalho para jovens em órgão do Governo do Distrito Federal.
Além do trabalho inicial, os jovens participantes automaticamente são matriculados em cursos de aprendizagem a fim de aprender uma profissão na área que estiver atuando.
… seleção
Terão prioridade nas seleções, estudantes oriundos de famílias de baixa renda, que vivem em situação de vulnerabilidade social, que já cumpriram algum tipo de medidas socioeducativas ou que foram resgatados do trabalho infantil.
O processo de seleção ocorre por meio da Secretaria de Administração Pública. Além dos requisitos já citados, é necessário que o jovem apresente o documento que comprove a frequência escolar.
Do mesmo modo, são reservadas 5% das vagas para pessoas com necessidades especiais e outros 5% aos participantes do programa “Bombeiro Mirim”. Têm prioridade também jovens que moram na zona rural há, no mínimo, cinco ano.
… benefícios
Em hipótese alguma o horário de trabalho poderá condizer com o horário de estudo. Ou seja, quem estuda de manhã, só poderá trabalhar no período da tarde e vice e versa. O objetivo é que o trabalho não atrapalhe o rendimento escolar.
Os participante receberão salário mensal de R$ 950,00 (ou equivalente a horas trabalhadas). Este valor inclui os auxílios alimentação e transporte. É direito de todos a carteira de trabalho assinada, bem como a concessão de férias; décimo terceiro salário; recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço); e mais cobertura do sistema previdenciário.
De acordo com o programa, a jornada de trabalho é de 04 horas, podendo aumentar para 06 horas diárias, caso o participante já tenha concluído o ensino médio. Já o contrato de trabalho é de até dois anos.
… inscrições

As inscrições ainda não começaram, mas os interessados devem ficar atendo ao site da Secretaria de Administração Pública (SEAP) – www.seap.df.gov.br – no link Jovem Candango, ou entre diretamente aqui: http://jovemcandango.wix.com/jovemcandango
Mais informações pelos telefones: (61) 3961-1768, 3966-6188 ou escreva para jovem.candango@seap.df.gov.br.
Dyana says
Pressico de emprego tenho 16 anos fasso 2 ano ensino medio
carlos erduado says
prentemdo obeter esperienssia profissional para esta densemvouvendo um bom futuro nao so pra min mais pra minha familha tambem
Maria Eduarda de Siqueira de Oliveira says
Gostaria de saber como faço para inserir os demais dados do meu cadastro, pois o sistema não está acatando a informação da cidade onde nasceu. O mesmo pede que seja informado a UF para posteriormente inserir a cidade, porém a informação não abre as opções.
Gustavo cruz dos santos says
EU GOSTEI DAS OFESTA DE EMPREGO
carolayne morais dos santos says
gostaria muito de participar desse programa
Raissa Ferreira Da Silva says
Nossa foi muito bom o governo ter colocado essa oportunidade para os jovens
Luis Felipe Pereira Dos Santos says
eu gostaria tanto de participar desse jovem candango porque eu acredito que esse projeto e importante para minha vida para que eu consigo arrumar um emprego para mim
iara says
Eu posso entrar com 13 anos e por que nao pode ser de 13 anos pra cima?
gislane silva de oliveira says
, tenho 15 anos e gostaria muito participar ,