Pode se dizer que o Programa Aprendiz Paulista é um programa de aprendizagem voltado apenas aos alunos das escolas técnicas do Centro Paula Souza, no estado de São Paulo, com idade mínima de 14 anos e máxima de 24 anos.
Gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), o programa é uma forma que o governo do estado de São Paulo encontrou para fazer valer a Lei da Aprendizagem que obriga as empresas de médio e grande porte a reservarem de 5% a 15% do quadro de funcionários a contratação de jovem aprendiz.
Para participar é bastante simples. É preciso apenas que você faça o cadastro no banco de dado do programa para que empresas parceiras tenham acesso ao seu perfil e havendo interesse e compatibilidade com as exigências da vaga, a empresa te convoca para participar do processo de seleção.

Objetivo
O objetivo do Programa Jovem Aprendiz Paulista é facilitar o processo de intermediação da contratação dos estudantes das escolas técnicas do Centro Paula Souza por meio das empresas parceiras e inscritas no Programa Emprega São Paulo.
Com isso, as empresas não têm nenhum gasto extra com o processo de contratação e, ainda, dispõem de acesso a mão de obra qualificada. O serviço é gratuito. Tanto as empresas como os estudantes ganham com o projeto.
Por meio do programa, os alunos têm a chance de colocar em prática os aprendizados de sala de aula. Ganhando em experiência e vivência em uma empresa, que, normalmente, é da sua área de estudo.
Diferentemente de um programa de estágio. O contrato de trabalho de um jovem aprendiz é regido pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, tem caráter especial e tempo de duração definido.
Cadastro Para Jovem Aprendiz Paulista
Todo processo de intermediação, cadastro e contratação, é realizado via o site Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br). Na página inicial, encontra-se um campo correspondente ao Programa Aprendiz Paulista.
Nele é possível efetuar a inscrição online. Porém, antes disso, aconselho que você leia com bastante atenção o termo de responsabilidade, pois nele consta toda política do programa. Entre as indicações, diz se o aluno faltar em 05 entrevistas consecutivas fica impedido durante 15 dias de receber indicações a novas vagas e consultar o sistema.
>> Você que tem dúvidas de como funciona um processo de seleção. Veja quatro dicas para não cometer erros na hora da entrevista de emprego para aprendiz
<<
O cadastro é rápido e fácil. Para facilitar o processo tenha em mãos as suas documentações, incluindo o Registro do Aluno junto a escola técnica que você estuda.
Para mais informações escreva um e-mail para aprendizpaulista@emprego.sp.gov.br ou ligue para (11) 3241-7404 / 7408 / 7417 / 7418 / 7444.
grace says
Boa Tarde,gostaria de uma orientação,meu filho de 14 anos cursando o 9ano em colégio público,para cadastra-lo ele tem que esta cursando um curso técnico
marcela roberta melo dos santos amaral says
ingresssar como joven aprendiz
jonathan henrique costa santos says
preciso de um emprego p/ meu filho
veronica Almeida says
achei uma otima oportunidade!!!!!!