Iniciamos este texto com a seguinte pergunta: o que é curso de aprendizagem industrial? Esta modalidade de ensino é volta aos adolescentes e jovens com idade entre 14 e 24 e visa a preparação do jovem aprendiz para os desafios da futura profissão.
No Brasil, as empresas de médio e grande porte são obrigadas a reservarem uma percentagem de 5 a 15% do quadro de funcionários efetivos a contratação de menores aprendizes. Em meio a esta proposta, os cursos de aprendizagem industrial Senai ganha destaque, principalmente, pela sua experiência na educação profissionalizante ao longo dos anos no Brasil.
>> Veja quem pode participar do Programa Aprendiz Paulista <<
Curso de Aprendizagem Industrial Senai: Qualificação Profissional
Com os cursos de aprendizagem industrial, as pessoas com pouca idade e sem experiência ganham a chance de se qualificar e ingressar no mercado de trabalho. Todos os anos, milhares de adolescentes e jovens em todo o Brasil ganham via o Senai a chance do primeiro emprego.
Este tipo de curso é dividido em 02 etapas: teórica e prática. A primeira ocorre nas mediações das escolas Senai. Nesta fase, o aluno conta com excelente material de estudo e apoio de professores qualificados. As aulas visam não apenas o aprendizado mais a formação social dos alunos.
Já a segunda etapa acontece dentro de uma empresa parceira, por meio de um contrato de trabalho especial para jovem aprendiz. Normalmente, este contrato tem duração de até dois anos.
Aqui, o aluno tem a chance de colocar em prática todo o aprendizado de sala de aula, vivenciar a realidade de trabalho dentro da empresa e, ainda, aprimorar o seu conhecimento.
Digamos que a rede Senai proporciona os ensinamentos em sala de aula e a empresa o ambiente de trabalho para que o aluno coloque em prática o que aprendeu em sala de aula.
Não pense que apenas o aprendiz ganha com este tipo de curso. As empresas também ganham em reposição de mão de obra qualifica, pois no final do curso grande parte dos participantes são efetivados na própria em empresa.

Quais São os Curso de Aprendizagem Industrial Senai?
Os cursos de aprendizagem industrial Senai abrangem várias áreas de conhecimento, normalmente, relacionadas ao segmento tecnológico.
A seguir listarei alguns cursos, porém estes cursos variam de cidade para cidade. Para saber quais opções são oferecidos em sua cidade é preciso que você entre em contato com a unidade do Senai mais próxima.
- Mecânico automobilístico
- Mecânico de automóvel
- Mecânico de produção veicular
- Eletricista instalador
- Instalador hidráulico
- Confeccionador eclético de calçados
- Confeccionador industrial de calçados
- Eletricista
- Eletricista de manutenção
- Eletricista de manutenção eletroeletrônica
- Eletricista de redes de distribuição de energia elétrica
- Almoxarife
- Assistente administrativo
- Assistente administrativo em organização e métodos
- Gestão – planejamento
- Operador de inspeção de qualidade – programa meu novo mundo
- Auxiliar de produção gráfica
- Joalharia e lapidação
- Construtor de móveis
- Marceneiro
- Operador de máquinas de usinagem de madeira convencionais e a cnc
- Ferramenteiro de corte, dobra e repuxo
- Mecânico de manutenção
- Mecânico de usinagem
- Mecânico geral
Por que Fazer Curso de Aprendizagem Industrial Senai?
A experiência da rede Senai remete a 70 anos. De lá para cá, foram milhares de profissionais formados em diversas áreas do mercado de trabalho, além disso milhares de pessoas conseguiram o primeiro emprego por causa dos cursos do Senai.
Os professores são excelentes o que pode ser comprovado pelo bom desempenho dos alunos em competições e em processos seletivos. Resultado da estrutura das escolas, que dispõem de bibliotecas, oficinas, centros de treinamentos específicos que simulam ambientes reais dentro de uma indústria e laboratórios de pesquisas.
Com isso, os alunos podem experimentar a realidade do ambiente de trabalho em sua área de estudo e aperfeiçoar suas habilidades individuais.

Quem pode participar?
Para se tornar um jovem aprendiz do Senai, por meio de um curso de aprendizagem industrial, é preciso que você tenha idade entre 14 e 24 anos.
Em alguns caso, é necessário uma carta de apresentação/indicação de uma empresa. Mas em outros, são abertos editais para a seleção dos novos aprendizes.
A legislação estabelece o limite de 08 horas diárias para quem já concluiu o ensino fundamental e de 06 horas para os que não concluíram. O aprendiz menor de idade não poderá trabalhar em horário noturno.
Tamires says
onde que se inscreve? nao to achando !
eu quero mt uma vaga ! to louca para trabalhar .
monica says
gostaria muito de ter uma chance de entra no jovem aprendiz
Janaina dos santos silva monteiro says
Quero muito fazer jovem aprendiz
Natalia Oliveira Dos Santos says
GOSTARIA MUITO DE TER UMA OPORTUNIDADE NO JOVEM APREDIS
rita de cássia says
tenho filhos jovens que gostariam de ter essa oportunidade …. porém essa carta de indicação é muito difícil , faz alguma coisa por nós aí …facilidade é o precisamos , não só eu , mais tem muitos jovens querendo a mesma oportunidade !!