De acordo com o Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), um dos grupos mais prejudicados pelo desemprego é da faixa etária entre 14 e 24 anos, mais especificamente aqueles que não contam com experiências e/ou formação profissional. A explicação para este resultado é simples, os jovens estão em busca do primeiro emprego e as empresas têm receio em contrata-los devido à falta de experiência.
Entretanto, essa realidade vem sendo modificada com a iniciativa das empresas em desenvolver programas de aprendizagens. O Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), por exemplo, dispõe de inúmeras oportunidades para jovens aprendizes em diversas áreas de atuação, sendo a área bancária uma das mais concorridas. O maior objetivo da instituição é aproximar estudantes, empresas parceiras e instituições de ensino.
Cadastro Nube
A Nube possui atualmente parceria com mais de 8,5 mil instituições de ensino e com mais de 05 mil empresas em todo o Brasil. A empresa ainda oferece um acompanhamento aos jovens aprendizes, principalmente no que diz respeito ao ingresso destes no mercado de trabalho e, posteriormente, em um curso superior. Conheça o programa jovem aprendiz do Senai.

Pelo site da empresa (www.nube.com.br
Áreas de atuação
As áreas de atuação são bem dinâmicas e os estudantes podem escolher entre as seguintes opções: Administração de empresa, Contábeis, Economia, Direito, Engenharia, Comunicação social, Eletrônica, Turismo, Gestão, entre outras.
Já para visualizar as vagas para jovens aprendizes, basta acessar Seção “Estudantes” > “Painel de Vagas” e visualizar facilmente as chances disponíveis para o seu estado. Leia mais sobre as vagas de jovens aprendizes no Nube.
Programa Jovem Aprendiz
Segundo o Nube, o seu programa jovem aprendiz é uma oportunidade única para quem procura o primeiro emprego. Uma vez que o participante tem a chance de aproximar a teoria aprendida em sala de aula da prática dentro do ambiente de trabalho das empresas parceiras.
Previsto em lei (número 10.097/2000), o Jovem Aprendiz assinará um contrato de trabalho especial com validade de até dois anos com a empresa filiada. A carga horária, incialmente, é de 6 horas diárias, distribuída entre o curso de aprendizagem e atividades práticas.
Os aprendizes terão direito a salário equivalente as horas trabalhadas e outros benefícios trabalhistas garantidos por lei, além de atividades e aulas extras que estimulem a criatividade e o desenvolvimento da cidadania e responsabilidade ética.
Deixe uma resposta