Os moradores com de pouca idade da cidade de Vila Velha, estado do Espírito Santo, conta com uma alternativa para entrar no mercado que o Programa Jovem Aprendiz da Prefeitura de Vila Velha.
Este programa é desenvolvido pela Assistência Social da cidade e é chamado de Projeto de Apoio ao Adolescente Aprendiz.
O projeto é similar aos outros programas de jovens aprendizes apresentados aqui no nosso blog, ou seja, proporciona a inserção de adolescentes e jovens sem qualificação ao universo do trabalho, principalmente, aqueles de famílias de baixa renda.
Isso não acontece de qualquer forma. Todos os participantes participam de cursos de aprendizagem, ou seja, aprendam um profissão que dará acesso ao mundo do trabalho. Toda a formação profissional é adequada para o desempenho de atividades que requer conhecimento específico.
O Projeto Para Jovem Aprendiz da Prefeitura de Vila Velha
Como já dito, a prefeitura de Vila Velha é responsável por este projeto, sendo que as vagas são para a população com idade entre 14 e 16 anos. Além disso, é preciso morar na cidade e estar matriculado a partir do 9º ano do ensino fundamental. A frequência escolar e as boas notas podem ser diferenciais na hora da seleção.
O programa é desenvolvido entre a prefeitura e empresas parceiras. Cabendo aos empresários abrirem as portas de suas empresas para contratarem os menores aprendizes. Já a prefeitura é responsável por capacitar os alunos ensinando, por exemplo, atividades de rotinas dentro de uma empresa, atendimento ao público, contatos, entre outras.
Todos os participantes tem acompanhamentos feitos por profissionais dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Fazem parte deste acompanhamento a participação em palestras socioeducativas e outros temas que envolve o mundo do trabalho, tais como fazer um bom currículo, como se comportar em uma entrevista de emprego e dinâmicas.
Inscrições
As inscrições acontecem nos CRAS de Vila Velha, espalhados pela cidade. No ato é preciso apresentar as seguintes documentação:
- Carteira de trabalho (xerox);
- Comprovante de residência atual (xerox);
- CPF (xerox);
- Carteira de Identidade (xerox);
- Cartão do Bolsa Família (xerox), caso possua;
- 1 foto 3 x 4;
- Declaração escolar (original).
Aproveite e veja como participar do concurso jovem aprendiz dos Correios.
O horário de funcionamento dos Centros de Referência é durante toda a semana das 8:00 às 17:00 horas. Confira os endereços dos CRAS na cidade de Vila velha e veja aquele mais próxima de sua residência. Qualquer dúvida ligue para a unidade de interesse:
CRAS Região 2
- Rua Açucena sem número – bairro Jardim Asteca
- Telefone para contato: 3389-1132 / 9805-2076
CRAS Região 3
- Rua Sebastião Gaiba, sem número – bairro Vila Garrido
- Telefone para contato: 3359-7043 / 9746-8143
CRAS Região 4
- Rua Jataí, 06 – bairro Alvorada
- Telefone para contato: 3366-2509 / 3369-8693 / 9746-3216
CRAS Região 5
- Rua do Pescador, 455 – bairro São Conrado
- Telefone para contato: 3244-6853 / 9746-9076
- Estrada Ayrton Senna da Silva, Q–L4, Morada da Barra
- Telefone para contato: 3244-6853 / 9746-9076
leticia rondelli says
tenho 14 anos estou cursando o ultimo ano do ensino fundamental,e quero muito ser um jovem aprendiz,mas preciso de ir com meu responsavel?
maria clara says
amei adorei ser um jovem aprendiz com isso vai ser melhor vai ser menas criança gravida aff
taiane says
tenho 14 anos e reprovei ano passado então to no 8 ano mesmo assim posso participar ainda?
sheila says
nao consigo fazer as inscriçao do meu filho o que faço???
natalia says
será que e possivel eu trabalha como jovem aprendiz morando em santa cruz ? voces aceitam