A busca por vaga de emprego não é uma tarefa fácil para ninguém, principalmente, quando se trata de pessoas sem experiência profissional. Neste caso, é importante visualizar as melhores opções, não perder tempo e ir atrás de todas as possibilidades por menor que elas possam parecer, pois a concorrência é grande.
Para facilitar a vida dos nossos leitores, reuni aqui algumas dicas para você conseguir uma vaga de jovem aprendiz em Guaratinguetá.
É claro, que estas não são as únicas oportunidades. Dessa forma, aconselho que você converse com seus amigos, professores e familiares, sobre a sua vontade de trabalhar. Com certeza eles poderão lhe ajudar bastante. Mesmo que você não tenha trabalhado antes, elabore o seu currículo para concorrer a vaga de jovem aprendiz.
Quem procura oportunidade no mercado de trabalho, sobretudo, vagas para jovem aprendiz não pode deixar de visitar as redes de ensino do SENAI e SENAC. Estas são instituições que oferecem inúmeros cursos profissionalizantes gratuitos para pessoas sem experiência, incluindo os cursos de aprendizagem. Veja mais sobre as vagas de jovem aprendiz abertas pelo Senai.
Senac Guaratinguetá
O Senac Guaratinguetá oferece o Programa Menor Aprendiz que tem duração de um ano e contempla a faixa etária de 14 e 23 anos. Durante este período o aluno participa de aulas com o objetivo de aprender uma profissão.
No final do curso, além das chances serem grande de contratação por parte de uma das empresas parceira do Senac Guaratinguetá, o aluno recebe um o certificado de conclusão que poderá ser inserido no currículo.
O endereço da unidade do Senac em Guaratinguetá fica na Avenida Dr. João Baptista Rangel de Camargo, número 50 – bairro Centro. Telefone de contato (12) 2131-6300, Fax: (12) 2131-6317 e e-mail guaratingueta@sp.senac.br. Horário de funcionamento e de segunda a sexta, das 08:00 às 21:00 horas e aos sábados até as 14:00 horas.
Prefeitura de Guaratinguetá
A Prefeitura é uma ótima fonte de informação para quem busca uma vaga de jovem aprendiz na cidade. Portanto, aconselho que você entre em contato diretamente com a secretaria de trabalho do município.
A prefeitura desenvolve projetos em diversos segmentos que visam à inclusão social da população mais jovem, incluindo a geração de vagas de trabalho. Um dos grandes exemplos é o programa de aprendizagem desenvolvido em parceira com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Guaratinguetá.
O Programa Jovem Aprendiz do SENAR é focado no meio rural e está ligado aos meios produtivos da agricultura e pecuária. Não obstante, visa promover o empreendedorismo e o desenvolvimento de habilidades e competências da população mais jovem, que cada vez mais vai para os grandes centros urbanos em busca de melhores oportunidades.
Dessa forma, o programa visa criar meios de trabalho para que esta população jovem permaneça no meio rural.
Lembrando que este programa acontece em diversas localidades rurais de Guaratinguetá, sendo assim, aconselho que procure o Sindicato Rural de sua região e se informa sobre o processo de seleção.
Supermercado em Guaratinguetá
Uma alternativa interessante para quem busca o primeiro emprego é trabalhar como jovem aprendiz em supermercado. As grandes redes são obrigadas a reservarem parte das suas vagas para a contratação de aprendiz.
Dessa forma, eu aconselho que você faça uma lista com os nomes dos supermercados que você gostaria de trabalhar e se informe sobre a oferta de novas vagas.
Para te ajudar fiz uma pequena lista com o nome de alguns supermercados na cidade:
- Máximo Supermercados
- Supermercado Colinas
- Extra Supermercado
- Supermercado Leão Ribeiro
- Spani
- Supermercado Vale Do Vale
- Supermercado Dia
- Extra Supermercado – Guara Deodoro
- Supermercado Semar
- Supermercado Dos Amigos
- Lopes Supermercado
Inscrições
Não há uma data comum para as inscrições. Cabe aos jovens se informar a respeito de cada programa.
Visite o site de cada empresa, vá até a prefeitura e se informe sobre os programas de geração de trabalho, especialmente, aqueles direcionados a população mais jovem e sem experiência.
Antes de se inscrever o interessado devem observar a idade mínima e máxima do programa. Normalmente, a idade mínima é de 14 e máxima de 24 anos.
A escolaridade exigida também varia, contudo, o candidato deve cursar no mínimo as séries finais do ensino fundamental. Podem concorrer as vagas também alunos da EJA – Educação de Jovem e Adulto e pessoas portadores de necessidades especiais.
Deixe uma resposta