A primeira dica para você que procura vaga de jovem aprendiz é saber quais instituições e redes em sua cidade que oferecem oportunidades de trabalho nesta categoria. Entre várias, temos a Rede Pró-Aprendiz que está presente em várias cidades.
O projeto jovem aprendiz Rede Pró-Aprendiz conta com uma extensa rede de aprendizado que visa o fortalecimento e desenvolvimento socioeconômico, garantindo assim que estas pessoas inexperientes entrem no mercado de trabalho com mais facilidade, graças ao aprendizado do seu programa.
Este projeto de aprendizagem proporciona aos participantes aulas teórica e prática em diversas áreas, principalmente, para que o menor aprendiz tenha capacidade para executar da melhor maneira as atividades atribuídas nas empresas contratantes.
Histórico
A história da Rede Pró-Aprendiz começou no ano de 1999 quando a Pró-Cerrado foi condecorada com o prêmio Melhor Plano de Negócios Sociais pelo projeto social que buscava combater a delinquência juvenil em todo o país, sendo esta a base de todo o projeto desenvolvido pelo Programa Jovem Cidadão.
No ano seguinte, com a Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem, a Pró-Cerrado fortaleceu todo o seu trabalho, que já vinha sendo realizado em várias partes do país.
Em 2009, foram dados os primeiros passos rumo a atual Rede Pró-Aprendiz no V Encontro Latino Americano do Labor Juvenil. Na ocasião, estava presentes representantes de diversos países e mais de 100 organizações sociais.

A Rede começou forte, contanto com 603 instituições com grande potencial e destas, 25 garantiram total apoio a este importante projeto social que surgiu em prol dos jovens aprendizes.
Programa Jovem Aprendiz Rede Pró-Aprendiz
O Programa Jovem Aprendiz Rede Pró-Aprendiz, se baseia em 05 pontos principais:
- Gestão de relacionamento;
- Gestão Trabalhista;
- Gestão Educacional;
- Gestão Social;
- Gestão de Monitoramento e Avaliação.
Em linhas gerais, o programa busca manter o aprendiz na escola, pois sabe que é preciso sua formação completa para garantir um futuro mais promissor. Por isto, para participar é fundamental que você esteja estudando (ensino fundamental ou médio) e com a frequência escolar em dia. Lembrando que boas notas são diferenciais na hora da escolha.
Conheça também o Programa iJovem
Inscrições

O processo de inscrição para jovem aprendiz é bem simples e rápido. Basta acessar o site oficial da Rede Pro Aprendiz, escolher a opção “Para Jovem” e, em seguida, clicar “Inscreva-se“.
Mas antes de fazer isto, leia com bastante atenção as informações contidas na página, pois elas ajudaram a você entender o que a Rede tem a te oferecer. Vale lembrar que a inscrição é apenas um cadastro, portanto ela não te garante a vaga de jovem aprendiz.
Podem se inscrever jovens com idade entre 14 e 22 anos, renda familiar por pessoa de 1/4 do salário-mínimo e estar cursando o ensino fundamental ou médio ou já concluído a educação básica (ensino médio).
No ato da inscrição, serão solicitados os seguintes dados:
- Carteira de Identidade – RG
- CPF
- Carteira de Trabalho
- Endereço completo
- Telefone para contato
Vale lembrar que o cadastro vale por apenas 90 dias e após este período é preciso efetuar o recadastramento das informações para continuar no bando de dados da Rede Pro Aprendiz.
Contato Dúvidas Jovem Aprendiz Rede Pró-Aprendiz
Caso você tenha alguma dúvida, é só enviar sua pergunta através do formulário de contato, por meio do seguinte endereço: www.redeproaprendiz.org.br/contato ou ligar para o telefone (61) 3038-4500.