O Programa Jovem Aprendiz Senar RJ tem como objetivo gerar oportunidade de emprego e aprendizado para que a população jovem tenha acesso ao mercado de trabalho antes mesmo da formação escolar. Segundo suas diretrizes, podem participar pessoas com idade entre 14 e 24 anos e sem experiência profissional, ou seja, que nunca tenham trabalhado formalmente (carteira assinada). O projeto divide-se em aula de captação teórica e prática.
Segundo a Lei de Aprendizagem, todas as empresas de médio e grande porte devem criar meio para contratação de um número específico de aprendizes que represente entre 5% e 15% do quadro de funcionários efetivos. E entre as empresas se destacam na recepção destes jovens no estado do Rio de Janeiro, especialmente, no meio rural é o Senar RJ – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro.
Amparado pela lei do Aprendiz, o projeto jovem aprendiz Rural do Senar Rio é uma das referências, sobretudo, por atuar na área rural e tem entre seus parceiros a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio de Janeiro – Faerj.
Segundo a Faerj, este programa possibilita que os jovens ganhem conhecimento teórico e conhecimento necessário para ingressar no mundo do trabalho. Todo ensinamento é voltado para que os jovens aprendizes não abandone o meio rural onde vivem em busca de trabalho na cidade.
Se você mora na cidade do Rio de Janeiro, conheça também o Programa Jovem Aprendiz Nextel.
Como ser um jovem aprendiz Senar RJ
Para participar deste programa você deve estar matriculado no curso de aprendizagem do Senar, que tem como proposta melhorar a qualificação profissional e, ao mesmo tempo, atender as exigências do mercado.
Como trata-se de um projeto na área rural os temas de formação são vastos entre os mais procurados estão os que tratam sobre os seguintes assuntos ou temas:
- Agricultura orgânica
- Agrotóxicos
- Apicultura
- Avicultura de corte
- Cultivo de café
- Cultivo de cana de açúcar
- Cultivo de plantas medicinais
- Equideocultura
- Flores tropicais
- Turismo rural, entre outros.
Vale lembrar que estes cursos são condizentes com a área de atuação da empresa contratante. Portanto, é interessante que você, antes de efetuar a inscrição no programa menor aprendiz do Senar, pesquise qual a área que deseja atuar e, em seguida, busque uma empresa que atue neste mesmo segmento.
Benefícios de ser menor aprendiz
Ao ser contrato pela empresa, o aprendiz assinará um contrato de trabalho especial, de no máximo, dois anos. O contrato tem como objetivo garantir inúmeros benefícios ao jovem trabalhador, tais como salário equivalente às horas trabalhadas, todos os direitos trabalhistas, que inclui décimo terceiro salário, férias, entre outros.

A jornada de trabalho pode variar de seis a oito horas. Sendo esta última carga horário (08 horas) permitida apenas aos aprendizes que já são formados (ensino médio). Normalmente, são seis horas de trabalho e duas horas de aulas teóricas.
Para mais informações entre em contrato com a Faerj: Avenida Rio Branco, número 135, gr. 908 a 914 – Centro – Rio de Janeiro, ou ligue para 0800 282 0020 – (21)3380-9500.
Deixe uma resposta