Mais uma grande oportunidade para a população jovem de família de baixa renda, com idade entre 14 e 18 anos. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aderiu ao Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal, para selecionar estudantes para participarem do programa jovem aprendiz BNDES.
Com isso, o BNDES passa a ser a primeira empresa estatal a utilizar o banco de dados para realizar este tipo de seleção.
O que é o Cadúnico
O Cadastro Único é um sistema do governo federal para cadastrar as famílias de baixa renda para participar dos programas sociais.
Podem se inscrever famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até 03 salários mínimos.
É a partir deste projeto que são selecionados os beneficiários de programas como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia e Telefone Popular.
Normalmente, as inscrições do Cadúnico são realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou em postos específicos de cadastramento.
Jovem Aprendiz BNDES
O programa jovem aprendiz do BNDES tem como objetivo qualificar profissionalmente adolescentes e jovens com idade entre 14 e 18 anos, que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou concluindo a educação básica, para o mercado de trabalho.
O Banco já oferece este projeto desde o ano de 2007 e de lá para cá muitos jovens já se qualificaram e ganharam a chance do 1º emprego.
Durante a participação, o jovem deverá cursar uma escola profissional, ao mesmo tempo em que desenvolve atividades práticas no Banco BNDES.
Além disso, todo jovem aprendiz no BNDES tem direitos trabalhistas, como INSS, recolhimento do FGTS, férias e décimo terceiro salário.
Inscrição Jovem Aprendiz BNDES
Segundo o BNDES, a inscrição acontece via o Cadastro Único. Esta é uma forma de garantir que o jovem que realmente necessita de trabalho, principalmente, para ajudar no orçamento da família, tenha acesso à capacitação profissional para conquistar em um intervalo de tempo curto um futuro com maiores oportunidades.
Portanto, procure a prefeitura da sua cidade e veja qual o procedimento para efetuar o cadastro de sua família no Cadastro Único. É um direito seu, além disso, a sua família só tem a ganhar com o cadastro.
Assunto Relacionado: conheça o programa de aprendizagem da Nextel.
Conheça o BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma instituição pública federal. Hoje, o banco é considerado uma das maiores financiadoras do país a longo prazo, sua atuação e de grande importância para a economia nacional.
Fundado na década de 1950, o banco tem seus principais pontos de apoio/investimento a agricultura, indústria e comércio, oferecendo condições especiais para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas.
Manoel Getúlio says
Já fiz a minha inscrição e por eu ser pobre nao fui chamado pra fazer o curso ainda, a oportunidade é apenas para os ricos.
carlos augusto lisboa says
gostaria muito de fazer parte desse grupo, tendo a oportunidade de fazer uma faculdade trabalhando meio periodo e se possivel contar com a ajuda de uma bolsa . Sem mais muito obrigado.