O investimento na qualificação da população jovem brasileira é um dos caminhos encontrados para tirá-los da ociosidade e da criminalidade. Em São Paulo, temos um bom exemplo disto que é o programa jovem aprendiz Sebrae SP.
Sabemos que a falta de experiência é a principal reclamação para aqueles que buscam do primeiro emprego, pois maioria das empresas pedem experiência na carteira.
Neste sentido, o programa Sebrae SP jovem aprendiz é uma das tentativas de minimizar isso por meio da qualificação profissional, ou seja, ensinar uma profissão aos mais novos.
O que diz a Lei
O projeto tem como principal objetivo à qualificação do população com idade entre 14 e 24 anos, desde que esteja frequentando a escola ou a concluído, contudo, ainda não conseguiu trabalhar com carteira de trabalho assinada.
Este tipo de programa é amparado pela Lei do Aprendiz (número 10.097/2000), que determina que todas as empresas de médio e grande porte ofereça uma cota equivalente a 5% a 15%, do quadro efetivo de funcionários para a contratação de aprendizes.
Todos os contratados terão direito a todos os privilégios trabalhistas, tais como salário equivalente horas trabalhadas, férias e décimo terceiro salário.
Programa jovem aprendiz Sebrae SP

Em São Paulo, você encontra uma gama de empresas e instituições que abre suas portas para receber todos os anos jovem aprendiz, entre elas está o Sebrae São Paul, que desenvolve seu programa em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa – Escola). Veja a seguir como você pode fazer o cadastro no CIEE
O objetivo deste programa é contribuir para a formação de mão de obra qualificada no estado de São Paulo, especialmente, entre o público jovem, concedendo a possibilidade de conquistar a tão sonhada vaga do primeiro emprego.
O curso de capacitação profissional é ministrado pelo CIEE, que referência na orientação e encaminhamento de menores para o mercado de trabalho, sendo assim fica sobre a sua responsável o recrutamento, seleção e capacitação teórica dos menores aprendizes.
Além disso, existe o suporte pedagógico que fica por conta da Fundação Roberto Marinho na formação inicial e continuada dos educadores do programa.
As aulas no CIEE são divididas em dois módulos: básico, comum a todas as formações; e um específico, voltado para a área de atuação do jovem que coincide com segmento de atuação da empresa contratante.
Já no Sebrae, o menor aprendiz terá um contrato de trabalho especial de 22 meses. As vagas são distribuídos entre as Unidades do Prédio Vergueiro e Escritórios Regionais.
Vantagens
Na empresa, os aprendizes têm à disposição um funcionário do Sebrae atuando ao seu lado como tutor, este tem como objetivo acompanhar e contribui para formação prática do aprendiz, dando-lhe orientações e conselhos para a realização das tarefas habituais realizadas no ambiente da empresa.
Outra grande vantagem de se trabalhar como jovem aprendiz Sebrae SP é a chance real de crescimento profissional, uma vez que o aprendiz poderá progredir para estagiário, trainee e até mesmo se tornar um funcionário efetivo.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo telefone: 0800 570 0800 ou acesse www.sebraesp.com.br.
Flavia Venancio Dos Santos says
Gostaria muito dessa oportunidade de trabalhar no Sebrae.
fabia Stefane de miranda pereira says
gostaria de fazer parte do jovem aprendiz