A história da Fundação Projeto Pescar é bastante motivadora e também referência para muitas empresas porque tem mudado a vida de muitos jovens em vários estados brasileiros e também fora do Brasil (Angola, Argentina e Paraguai).
Estou me referindo ao programa jovem aprendiz Projeto Pescar que é desenvolvido em parceria com empresas que visam juntos a inclusão de adolescentes de baixa renda no mercado de trabalho, por meio da oferta de cursos profissionalizantes.
Este projeto teve início na década de 1970 no estado do Rio Grande do Sul (mais de 40 anos de existência), na pessoa de Geraldo Tollens Linck, e hoje está presente em 10 estados e mais no Distrito Federal. Mais de 15 mil jovens aprendizes já aprenderam uma profissão através dos Programas da Fundação Projeto Pescar.
O Programa Jovem Aprendiz Projeto Pescar
A Fundação oferece mais de 30 cursos profissionalizantes, incluindo o Programa Jovem Aprendiz, em diferentes áreas de conhecimento, como tecnológico, gestão e negócios, lazer, informação e comunicação, meio ambiente, saúde e segurança, entre outros.
O Projeto Pescar é destaque, pois além de ensinar uma profissão, orienta o adolescente a respeito da cidadania, família, sexualidade e tecnologia. Ou seja, o jovem aprendiz não é preparado apenas para o mundo do trabalho, mas também para vida.
Veja o que você têm acesso quando é um menor aprendiz do Projeto Pescar:
- Contrato especial de de trabalho para o primeiro emprego
- Ambiente propicio para o aprendizado e interação com a realidade do mercado de trabalho
- Aproximação e boa convivência com as famílias dos jovens
- Vivência com a realidade organizacional, o que amplia o aprendizado
- Certificação profissional após o fim do curso
- Aumento das chances de efetivação
O projeto é totalmente gratuito, ou seja, você não pagará nada para participar dos cursos profissionalizantes. Todos os estudantes recebem aulas didáticas (curso de aprendizagem como os oferecidos pelo Ciee) e práticas nas empresas parcerias. Além dos benefícios acima citados.
Como Fazer Inscrição Projeto Pescar
Para fazer a inscrição no Projeto é preciso ir diretamente na página da unidade correspondente ao seu estado e localizar a mais próxima para se informar com o educador social a respeito da divulgação de novas vagas.
Neste link do Projeto Pescar, você localiza um mapa com todos os estados onde o Projeto está presente e sua localização. Sendo assim, clique no seu estado e visualize a unidade mais próxima.
Para efetuar a inscrição e ter acesso ao curso profissionalizante, é necessário estar cursando, no mínimo, a sétima série do ensino fundamental, idade entre 16 e 19 anos, não ter trabalhado com carteira assinada e não estar cursando ou concluído curso técnico ou profissionalizante.
Tem prioridade adolescentes e jovens de famílias de baixa renda.
Contato
No site da Fundação Projeto Pescar existe as seguintes referências para quem deseja entrar em contato com a instituição:
- Fundação Projeto Pescar Rio Grande do Sul – Avenida Sertório, 1.988 – Portão 8 Navegantes, Porto Alegre – RS – 51 3337-7400 – pescar@projetopescar.org.br
- Estado de Santa Catarina – Rua Tiradentes, nº 15, bairro Kobrasol – São José – SC – 48 8870-4965/48 4009-5540 – josiane@projetopescar.org.br
- Estado do Paraná – Curitiba – Telefone: 41 9816-8700 – isolete@projetopescar.org.br
- Estado de São Paulo – São Paulo – 11 98807-0586 – cristiane@projetopescar.org.br
Deixe uma resposta