O Programa Jovem Aprendiz Chesf – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – segue os parâmetros estabelecidos pela Eletrobrás – Centrais Elétricas Brasileiras S.A., em parceria com a rede de ensino Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – abre as portas para receber todos os anos candidatos na faixa etária de 14 e 24 anos, sem experiência profissional, maiormente, de famílias de baixa renda e que querem, principalmente, construir uma carreira de sucesso.
Semelhantes a outros projetos de aprendizagem, este é uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional, ou seja, o jovem tem a chance de aprender uma profissão, bem como adquirir trocar experiência com outros funcionários experientes que já atuam na empresa.
Pré-requisitos
Além da faixa etária, acima citada, você deve ter no mínimo o nono ano do ensino fundamental ou já ter concluído a educação básica (ensino médio). Lembrando que as últimas inscrições aconteceram exclusivamente pela internet, por isso é importante ficar atento para não perder a chance.
Para muitos adolescentes e jovens esta é a tão sonhada chance do primeiro emprego. A Chesf desenvolve todo o seu programa de jovem aprendiz seguindo a lei de aprendizagem, regulamentada pelo governo federal.
Isso significa que o aprendiz terá todos os direitos estabelecidos por lei, tais como carteira de trabalho assinada, salário equivalente as horas trabalhadas, férias, vale transporte, assistência medica, horário de trabalho que não atrapalhe os estudos, entre outros direitos que todo trabalhador tem.
Contrato de Trabalho Jovem Aprendiz Chesf
O período de contrato de trabalho do programa de aprendizagem da Chesf é de dois anos. E é composto por aulas de formação profissional ministrada pela rede de ensino do SENAI, com duração de 880 horas/aula; e parte prática desenvolvida em uma das unidades da empresa.
Para você se tornar um jovem aprendiz na Chesf deve se inscrever no processo de seleção que acontece todos os anos e se aprovado na prova seletiva, que normalmente, envolve as matérias de português e matemática, se submeter aos exames admissionais realizados pela própria empresa, como por exemplo, entrevista e exames médicos (veja 04 dicas especiais para quem participará de entrevista).
Após a seleção, você assinará um contrato de trabalho especial. Vale lembrar que todos os aprendizes são funcionários temporários.
Os cursos de aprendizagem são desenvolvidos em diversas áreas, cabendo ao jovem escolher a opção na hora da inscrição, que pode ser na área administrativa, informática e eletrônica. As inscrições tendem a ser gratuitas.

Cabe a você acompanhar a divulgação do próximo edital do programa jovem aprendiz que provavelmente será nos próximos meses. Então, salve o site www.chesf.gov.br em seus favoritos e acompanhe a divulgação da próxima seleção também nos meios de comunicação de sua cidade.
Para você que não conhece a Eletrobras Chesf. Ela tem sede na cidade de Recife e presença nos principais estados da Região Nordeste: Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.
sara maria de paula says
olá como posso me increver no programa jovem aprendiz