Infelizmente, a maioria dos adolescentes e jovens que está em busca de uma oportunidade no mercado enfrenta uma série de dificuldades para encontrar a tão sonhada vaga de jovem aprendiz no Rio de Janeiro não é diferente.
Entre os principais problemas estão a falta de experiência, não saber onde procurar as oportunidades certa, falta de recurso financeiro para pagar um curso profissionalizante e falta de comprometimento do estado para criar políticas mais efetivas.
Sim estes problemas existem para a maioria das pessoas, porém existem alguns projetos que visam mudar este cenário como é caso do Programa Aprendiz Legal Rio de Janeiro que visa facilitar a entrada da população nova e sem experiência no universo do trabalho.
O programa tem mudado a vida de muitos jovens Brasil afora e é desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho (ligada a rede Globo). No estado do Rio de Janeiro, ele é a oportunidade para muitos que vivem maior parte do dia nas ruas brincando e/ou fazendo coisas erradas.
O programa Aprendiz Legal garante todos os diretos trabalhistas garantidos por lei para a categoria de aprendiz, tais como carteira assinada, férias, aulas teóricas e práticas. Lembrando que em momento algum a sua participação no projeto poderá atrapalhar o horário de estudo e nem as notas.
Muitos pensam que projetos assim são passageiros. Acham que após o fim do contrato, o jovem aprendiz não conseguirá um novo emprego. Ai que você está errado, pois muitos deles são contratados pelas próprias empresas parceiras.
Além disso, com as experiências adquiridas ao longo do projeto, que normalmente tem duração de dois anos, o menor aprendiz tem a chance de elaborar um currículo melhor e assim conseguir um emprego formal em um intervalo de tempo menor.

Jovem Aprendiz Legal Rio de Janeiro
No Rio de Janeiro, as inscrições para o programa Jovem Aprendiz Legal ficam abertas ao longo do ano. Portanto, você deve ficar ligado e acompanhar a abertura dos novos processos seletivos.
Todo os meses são abertas novas vagas. Os cursos mais ofertados pelo programa são:
- Auxiliar (alimentação, de produção industrial)
- Comércio e varejo
- Cooperativismo
- Conservação, limpeza e sustentabilidade ambiental
- Gestão pública
- Atividades administrativas
- Logística
- Práticas bancárias
- Turismo
No estado, o programa tem como parceiro, além da Fundação Roberto Marinho, o Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) e do Instituto Gerar. Todo o material de estudo é gratuito e também o treinamento especifico para a área escolhida.
Veja como encontrar vagas no Infojobs
Quem pode participar jovem aprendiz Legal Rio de Janeiro
Para você participar deste projeto é preciso preencher algumas exigências, tais como idade entre 14 e 24 anos, estudar ou já ter terminado o ensino médio.
Para facilitar a sua contratação, eu indico que você já tenha a carteira de trabalho em mãos.
Como dito, anteriormente, no Rio de Janeiro, o Programa Aprendiz Legal é desenvolvido em parceria com o Ciee e é responsabilidade da instituição efetuar as inscrições e o processo de contratação dos jovens.
Sendo assim, faça o seu cadastro no site www.ciee.org.br. Caso tenha alguma dúvida no processo de inscrição, ligue para (21) 3535-4545 ou (21) 3535.4300.
Deixe uma resposta