Antes de falarmos sobre Como se Destacar em Processo Seletivo Para Jovem Aprendiz.
Precisamos destacar que o Programa Jovem Aprendiz é um projeto que visa incentivar a entrada de adolescentes e jovens no mercado de trabalho, por meio do curso de aprendizagem.
O programa é voltado para o público com idade entre 14 a 24 anos, que esteja matriculado e com a frequência escolar em dia no ensino fundamental ou médio, ou que já tenha concluído a educação básica (Ensino Médio).
No caso, dos candidatos portadores de necessidades especiais não há limite de idade, ou seja, pode se inscrever no programa jovem aprendiz em qualquer momento.
Como Chamar a Atenção dos Recrutadores
Nos últimos anos, a concorrência para o jovem aprendiz aumentou significativamente o que tem tornado a conquista de uma vaga de emprego mais difícil.
Diante disso, surge a seguinte pergunta como se destacar diante dos demais candidatos e entrar de vez no mercado de trabalho?
Não existe um segredo, mas um conjunto de fatores, que começa com a elaboração do currículo, que podem chamar a atenção dos recrutadores.
Ou seja, você deve mostrar ao recrutador/empresa que é a pessoa certa para vaga, mesmo sem ter experiência. Pense que os outros candidatos também não têm experiência e estão no mesmo nível que você.
O que você precisa saber para chamar a atenção dos recrutadores:
- Faça um Bom Currículo
- Como se Destacar na Entrevista de Emprego
- Habilidades Que As Empresas Buscam No Candidato
Faça um Bom Currículo
A primeira preocupação de que você deve ter na hora de procurar vaga de emprego, seja ela para jovem aprendiz ou não, é elaborar um bom currículo para descrever ao recrutador que a falta de experiência é apenas um detalhe.
O currículo não é apenas o seu cartão de visita, é um dos fatores principais na hora de conseguir um emprego.
O seu documento deve conseguir captar a atenção do empregador. Caso isso aconteça, estará no segundo passo do processo de seleção: entrevista de trabalho.
É por isso que temos que prestar atenção aos detalhes-chave na hora de escrever o currículo. Levar em consideração, por exemplo, a empresa ou pessoa que receberá o seu documento, pois a primeira impressão é que fica.
Diante disso, um bom exemplo de um currículo é aquele que resume de forma clara as informações que nós podemos contribuir para a empresa, destacando quais atividades poderíamos realizar de acordo com nossa preparação, habilidades e aptidões.
Ao fazer um currículo, temos de transmitir a experiência que temos ou treinamento necessário para produzir resultados concretos dentro da área que escolhemos.
Quando se trata de currículo para o primeiro emprego, as principais informações que devemos considerar são aquelas que se referem aos estudos concluídos ou em andamento.
Veja aqui como fazer o seu currículo para jovem aprendiz.
Como se Destacar na Entrevista de Emprego
Caso seu currículo tenha sido selecionado. É hora de se preparar para a entrevista de emprego.
A entrevista de emprego é o momento mais importante e, para muitos, o mais complicado durante o processo seletivo para jovem aprendiz.
Temos de ter em mente as ideias claras e com as respostas para as perguntas que podem ser feitas. colocadas bem preparadas.
O primeiro passo é descobrir tudo o que puder sobre a empresa e seu entrevistador.
De acordo com a psicologia da cor, usar azul é a aposta mais segura. Nada de cores exageradas.
Manter uma atitude corporal receptiva, mantendo contato visual.
Veja como se sair bem na sua primeira entrevista de emprego.
Habilidades Que As Empresas Buscam No Candidato
De acordo com as últimas tendências em processos seletivos, as empresas estão exigindo:
- Comprometimento
- Flexibilidade
- Atitude
- Empatia (basicamente a capacidade de ajudar o próximo)
- Responsabilidade
- Comunicação
- Assertividade
- Iniciativa
- Honestidade
Demonstre o seu potencial durante o processo seletivo para jovem aprendiz.
Deixe uma resposta