Você tem 05 minutinhos do seu tempo? Ótimo! Porque aqui estão as principais perguntas que você deve se preparar para responder antes de qualquer entrevista de emprego para jovem aprendiz.
O sucesso na entrevista inclui saber como responder as perguntas mais comuns.
É normal se sentir nervoso ao ser entrevistado. Não se preocupe, pois isso não acontece apenas com você, mas com a maioria das pessoas.
Para superar a ansiedade e o nervosismo no dia do encontro, a nossa dica é que você reserve um tempo para se preparar para a entrevista respondendo estas principais perguntas que vou te mostrar.
Perguntas e Respostas Mais Usadas em Entrevista Para Jovem Aprendiz
- Fale Sobre Você?
- Quais São Seus Pontos Fortes E Fracos?
- Dê-Me Um Exemplo Ou Uma Situação Em Que…
- Vamos Revisar Seu Currículo (E O Que Não Está Nele).
- Quais são os seus objetivos de carreira (também conhecido como você se vê em ___ anos)?
- Conclusão: Perguntas e Respostas Entrevista Para Jovem Aprendiz
Fale Sobre Você?
A intenção do entrevistador em fazer essa pergunta é conhecê-lo melhor.
Já o seu objetivo, é fazer com que o entrevistador lembre-se de você na hora da escolha do candidato.
Por isso, seja breve, mantendo respostas com 60 segundos no máximo, sem muita enrolação.
Uma maneira de fazer isso é iniciar a resposta introduzindo de onde você é e declarando o que você está fazendo atualmente (estudando, por exemplo).
Prossiga falando sua formação e interesses profissionais, liste de 1 a 3 experiências passadas que apoiam seus interesses. Conclua declarando o(s) motivo(s) que te levaram a participar do processo seletivo para jovem aprendiz.
Quais São Seus Pontos Fortes E Fracos?
A intenção desta questão é aprender mais sobre suas competências e sua motivação para melhorar suas fraquezas. Prepare-se para discutir pelo menos 3 pontos fortes e 3 pontos fracos.
A maioria dos candidatos fica nervoso na hora de apontar suas fraquezas, pois ao afirmar uma fraqueza estaria destacando uma coisa ruim. Isso não é totalmente verdade, se você está buscando alternativas para mudar isso.
Aqui está a estratégia que ajudará na hora de elaborar sua resposta para esta pergunta no dia da entrevista de emprego para jovem aprendiz:
Primeiro, fique longe de respostas clichê e ineficazes como “perfeccionista”. Em segundo, sempre siga uma declaração sobre uma fraqueza com uma declaração descrevendo o que você está fazendo para melhorar.
Por exemplo, se você tem dificuldade para falar em público, você pode afirmar: “que na escola você tem se colocado à disposição do grupo para apresentar os trabalhos em sala de aula”.
Dê-Me Um Exemplo Ou Uma Situação Em Que…
A intenção desta questão é entender como você responderia a situações específicas.
Ao fazer perguntas sobre o seu passado, o entrevistador pode tentar prever como você lidaria e resolveria as situações futuras no seu novo local de trabalho, desde os prazos até a interação com os colegas de trabalho.
As perguntas individuais variam, mas normalmente você deve preparar pelo menos três cenários para cobrir qualquer uma dessas perguntas:
- Uma situação na qual você enfrentou um conflito ou dificuldade no trabalho ou na escola
- Uma situação em que você pode ter tido dificuldades com um supervisor, colega de trabalho, colega de escola ou professor
- Uma oportunidade de liderança ou um projeto (escolar) do qual você tenha mais orgulho
Onde você encontra exemplos? Olhe para o seu currículo. Lembre-se, você também pode usar experiências da escola ou de outros estágios ou trabalhos anteriores.
Para responder a essas perguntas, use uma variação da técnica “STAR”: responda a pergunta recontando a situação, declarando a tarefa que estava envolvida na situação. Em seguida, descreva como você agiu (a ação).
Termine revelando os resultados de suas ações e como você resolveu a situação. Usando a técnica STAR irá manter suas respostas relevantes e sucintas.
Vamos Revisar Seu Currículo (E O Que Não Está Nele)
O objetivo desta pergunta é ver como você discute experiências educacionais e profissionais passadas.
Portanto, aproveite esta oportunidade para “comercializar-se” com sucesso.
Um entrevistador pode começar examinando seu currículo, mas termina pedindo que você forneça mais detalhes sobre vários tópicos, seja um projeto com o qual você participou e, no caso de vagas para jovem aprendiz, matérias que você mais gosta e/ou que se destaca.
Esta questão é uma grande razão pela qual você deve conhecer seu currículo por dentro e por fora. Além de soar confiante e preparado, você vai soar profissional.
Então conheça seu currículo como a palma da sua mão. Uma estratégia para ajudá-lo a destacar certas partes do seu currículo para o entrevistador seria preparar um “currículo de entrevista” para leva-lo no dia do encontro.
Este é um currículo que foi ligeiramente marcado com suas anotações. Estas notas podem ser informações extras ou qualidades relevantes para a sua contratação.
Quais são os seus objetivos de carreira (também conhecido como você se vê em ___ anos)?
Entrevistadores geralmente fazem essa pergunta porque eles podem estar interessados em saber o quão sério você está em perseguir um determinado campo acadêmico ou profissional.
Em um contexto de jovem aprendiz, esta pergunta deve obrigá-lo a investigar e pensar sobre seus interesses profissionais a longo prazo, ou seja, se está planejando fazer faculdade? Se está interessado em ganhar experiência real no mundo do trabalho?
Não há “resposta certa”, mas você tem que fornecer um plano para continuar construindo suas habilidades profissionais depois do programa de aprendizagem.
Quem sabe, talvez a organização queira saber se você estaria disponível para uma posição efetiva depois de concluir o programa.
E nesse caso, como você responde esta pergunta com certeza isso se torna ainda mais importante.
Conclusão: Perguntas e Respostas Entrevista Para Jovem Aprendiz
Resumindo, prepare cuidadosamente suas respostas sobre essas perguntas básicas.
Peça ajuda um amigo ou amigo para te ajudar a manter suas respostas breves e evitar enrolação ou fale com um espelho. Repita as respostas no chuveiro. Escreva suas respostas e continue estudando.
Os resultados: uma entrevista de emprego bem-sucedida e uma nova confiança em sua capacidade de entrevistar bem.
Deixe uma resposta