O currículo é um dos documentos mais importantes da sua vida profissional e todos nós devemos aprender a escrevê-lo corretamente porque isto aumentará a chance de você conquistar uma vaga de emprego mais rápido.
Se você chegou até aqui, imagino, que está tendo dificuldade para montar o seu currículo para primeiro emprego, principalmente, pela falta de experiência.
Porém mesmo sem ter trabalhado na vida é possível SIM montar um bom currículo que se destaque dos demais candidatos.
Não se preocupe porque vou te ajudar.
Nos próximos parágrafos destacarei as informações essenciais que o seu documento deve ter. Lembrando que estas dicas valem também para montar o seu currículo para vaga de jovem aprendiz.
Tópicos deste artigo:
- O Que é um Currículo?
- Importância de se Ter um Bom Currículo
- Modelo de Currículo Para Primeiro Emprego
O Que é um Currículo?
O termo é uma frase em latim que significa “carreira da vida” e seu objetivo é descrever a:
- Experiência de trabalho
- Formação acadêmica
- Conhecimento e habilidades
Que qualificam uma pessoa para realizar um determinado trabalho.
Com a popularização dos sites de empregos, redes sociais e mídia digital, a maneira pela qual um currículo deve ser escrito foi modificada e não é o mesmo que 10 anos atrás.
No entanto, existem ferramentas online e dicas que simplificam a construção do nosso currículo.
Existem elementos-chave que todo currículo deve ter, seja ele on-line ou por escrito.
Porém é importante saber que NÃO existe um modelo que atenda a todas as necessidades.
É preciso adaptar esses elementos ao seu caso específico, pois só assim criará um currículo valioso, que, no seu caso, aumentará as chances de ser contratado para o primeiro emprego mais rápido.
Importância de se Ter um Bom Currículo
O currículo é a sua carta de apresentação para a empresa que escolheu buscar emprego. Para muitos candidatos a única oportunidade de se apresentar para os responsáveis pela seleção de funcionários.
Além disso, independentemente da vaga de emprego, a concorrência está cada dia maior.
Por isto, nunca subestime a importância de se ter um bom currículo e coloque todos os seus esforços para que o seu documento seja impecável mesmo que você não tenha nenhuma experiência.
Modelo de Currículo Para Primeiro Emprego
- Informação pessoal
Você já os conhece 🙂 É bem simples: nome completo, telefone residencial ou celular (um número de contato em que você pode ser encontrado facilmente) e conta de e-mail.
Tenha muita atenção na hora de fornecer o seu e-mail. Infelizmente, muitos adolescentes e jovens fornecem e-mails com apelidos ou nomes que não passam nenhuma credibilidade, como por exemplo, “maria.gatinha@email.com”.
É muito importante que você forneça um e-mail simples com seu primeiro e último nome que transmita um ar mais sério e profissional.
Uma boa dica é criar uma conta de e-mail exclusiva para seus assuntos de trabalho.
Pense em um e-mail com seu primeiro e último nome é mil vezes mais profissional do que o que você criou no ensino médio (sim, falamos daquilo que inclui seu apelido).
- Objetivo
Esta parte do seu currículo destina-se a mostrar quais são as suas expectativas de trabalho futuro, em quais áreas você está procurando desenvolver e quais atividades você gostaria de realizar.
Neste ponto, o recrutador vai olhar para saber se seus objetivos são consistentes com o que a empresa e a vaga, por isso, uma boa dica é se você está procurando uma posição em particular, ter em conta as necessidades da empresa para escrever o seu objetivo
Não escreva seus objetivos pessoais e/ou histórias de vidas. Seu objetivo deve ter duas, três palavras ou uma frase curta, destacando a área ou função que está se candidatando.
Digamos que você está se candidatando a um programa de aprendizagem, portanto, seu objetivo pode ser: “Para ser aceito no programa jovem aprendiz da empresa X”.
- Escolaridade
Por se tratar de um currículo para primeiro emprego, a escolaridade pode vir primeiro.
É hora de falar sobre seus estudos.
Diante de tamanha concorrência, uma vaga aberta pode ter centenas de candidatos, e as empresas precisam filtrar os interessados para reduzir as opções.
Por isto, a escolaridade é um dos primeiros critérios que os recrutadores usam para selecionar os candidatos que vão para as próximas etapas do processo de seleção.
Cite o nome da escola que estuda ou estudou, local e a data de previsão ou de conclusão.
- Experiência profissional
Um dos principais pontos que atrai o recrutador em seu currículo é a seção de sua experiência de trabalho. Ao lê-lo, ficará claro se você tem o conhecimento e as habilidades necessárias para atuar na posição.
Porém como aqui se trata de um currículo para candidato sem experiência e partindo da ideia de que o selecionador sabe disso, você pode adicionar trabalhos temporários, projetos voluntários e/ou participação em organizações comunitárias.
Não se esqueça de que sua experiência, mesmo se tratando de um trabalho temporário, deve conter o nome da empresa/instituição, uma breve descrição de suas atividades e, acima de tudo, suas conquistas!
Uma pessoa que inclui realizações em sua experiência de trabalho, vale para o trabalho temporário, está convencendo o recrutador de seu talento e mostra que você é uma pessoa de destaque e não apenas um candidato mediano.
- Habilidades/Formação Complementar
Nesta parte, é hora de falar dos conhecimentos adquiridos que lhe permitirá realizar o trabalho, as habilidades que distinguem você dos outros candidatos, o pacote (software) que você dominar e qualidades que completam o seu perfil para fazer um potencial candidato.
Lembre-se que o currículo ideal é aquele que se adapta às necessidades de cada pessoa, por isso você deve avaliar em um nível pessoal os aspectos que você deseja destacar para ser funcional para você.
- Idiomas
O domínio de uma língua pode fazer a diferença entre conseguir um emprego ou não.
Os melhores empregos serão conquistados por pessoas mais bem preparadas e há muito a ser feito em termos de treinamento.
Que uma experiência negativa não faça você jogar a toalha em relação à sua preparação, lembre-se de que dominar outra língua sempre será uma vantagem sobre os outros candidatos e expandirá suas opções de trabalho.
Um bom currículo para primeiro emprego é uma peça fundamental que você precisa para começar uma busca de emprego.
Por isto, te convido a seguir estas sugestões e dedicar o tempo necessário para a preparação do seu documento.
Deixe uma resposta