Vagas de trabalho para jovens aprendizes

Encontre nesta categoria dicas que envolvem o universo do trabalho dos jovens aprendizes. São se engane, pois as informações por mais simples que elas sejam com certeza elas poderão lhe ajudar. Tenham em mente que o mercado está cada dia mais competitivo. Desejamos sorte!

O que é menor aprendiz e seus benefícios

diversos profissionais

A inclusão social via a qualificação profissional é um dos grandes objetivos do Programa Jovem Aprendiz, amparado pela Lei 10.097, de 19 de dezembro de 2000. O programa gera ao menor a possibilidade do primeiro emprego, além da participação do mesmo em cursos de qualificação profissional, sem nenhum custo. O acompanhamento/orientação profissional dentro da empresa contratante também é previsto pela legislação.

De acordo com a Lei, as empresas de médio e grande porte devem empregar e matricular nos cursos de aprendizagem um número específicos de aprendizes equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores efetivos em cada estabelecimento.  [Read more...]

Entenda a lei da aprendizagem: direitos e deveres dos aprendizes

carteira de trabalho

Todo programa de aprendizagem é regulamentado pela lei Nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005. Ela determina que todas as empresas de médio e grande porte (sem exceção) contratem um número determinado de aprendizes que pode variar de 5% a 15% do quadro de empregados que necessita de formação profissional.

Basicamente, a Lei visualiza o aprendiz como um indivíduo com pouca idade e sem experiência profissional que estuda e trabalha, que, ao mesmo tempo, recebe capacitação profissional em uma determinada área de atuação. Sem pagar nada por isso. [Read more...]

Roupa para usar na entrevista de emprego: dica para jovem aprendiz

roupa para usar na entrevista de trabalho

A primeira impressão em um entrevistador é um dos fatores mais importante ao longo da entrevista de emprego. Os primeiros julgamentos estão ligados a forma que você se veste, olha e senta. É por isso que é importante vestir-se de forma profissional para uma entrevista de emprego, independentemente do ambiente de trabalho.

Não é errado frisar que o processo de contratação para qualquer posto de trabalho, incluindo para jovem aprendiz, começa, antes mesmo de você sair de casa, com a escolha da roupa que usará no dia da seleção. A roupa deve ser, no mínimo, limpa e arrumada, nada de extravagante. [Read more...]

04 dicas para evitar erros na entrevista de emprego para aprendiz

dicas para entrevista de trabalho

Todos sabem que a concorrência no mercado de trabalho é cada vez maior. As empresas buscam profissionais qualificados e dispostos a aprender mais. Além da necessidade de se fazer cursos de capacitação, os candidatos enfrentam ainda a temida entrevista de emprego. Esta é uma das principais dificuldades apontadas pelos candidatos que buscam uma vaga de jovem aprendiz, por exemplo.

Segundo alguns especialistas, a preparação, conversação e apresentação são as chaves para alcançar o sucesso na entrevista. A maioria dos entrevistadores forma sua opinião sobre o candidato nos primeiros minutos do encontro. [Read more...]

Como fazer carteira de trabalho jovem aprendiz

carteira de trabalho

Trabalhar como jovem aprendiz significa aprender uma profissão, ganhar experiência e estar qualificado para o mercado de trabalho. Por esse motivo, muitos jovens querem aproveitar a oportunidade e ter a chance do primeiro emprego. Mas para entrar no mercado de trabalho, é importante estar preparado, e o primeiro passo é solicitar sua Carteira Profissional.

A Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento obrigatório para qualquer pessoa que realize algum tipo de serviço legal em nosso país. Além disso, é nela que ficam registrados e comprovados os lugares onde você trabalhou. A dúvida é: como fazer a Carteira de Trabalho? [Read more...]

06 dicas para conseguir o primeiro emprego como jovem aprendiz

jovem aprendiz

Existe uma grande preocupação para a maioria dos jovens: como conseguir o primeiro emprego? Em grande parte, e também por diversos motivos, muitos gostariam, o quanto antes, de entrar no mercado de trabalho. Seja para ajudar a familiar, custear os estudos ou por necessidade própria.

Muitas vezes, no entanto, a falta de experiência no currículo é o grande vilão desses jovens brasileiros. A verdade é que não é impossível obter um emprego sem experiência de trabalho, mas certamente é mais difícil quando se tem. Por isso, separamos algumas dicas para facilitar a sua contratação. [Read more...]

Jovem aprendiz não pode trabalhar em funções que trazem risco à saúde

riscos a saúde

A experiência tem mostrado que alguns tipos de trabalho são potencialmente perigosos para os jovens trabalhadores. Neste sentido, a Lei do Aprendiz regula as atividades que os participantes de programas de aprendizagens podem exercer sem que traga riscos a sua saúde e integridade física.

Este tipo de lei existe para proteger as crianças, adolescentes e jovens de condições perigosas de trabalho. Elas também procuram garantir uma formação adequada, sem interferência dos empregadores. Sendo que é de grande importância que pais, empregadores e jovens estejam cientes de tais legislações, sobretudo, para lutarem pelos direitos e deveres dos mais novos.

Ao que se refere aos pais e responsáveis indicamos a leitura de algumas dicas para pais ajudarem os filhos a encontrar vagas.

Trabalhos perigosos

É proibido que os jovens desempenhem atividades inadequadas a sua idade, os chamados trabalhos insalubres, que trazem perigo a vida e a integridade física. A lei restringe uma série de áreas consideradas perigosas ou insalubres para os jovens. Não podem trabalhar em qualquer tipo de atividade ligada a mineração ou exploração de madeireira, bem como em máquinas de propulsão mecânica.

símbolos que trazem risco a saúde

Advertência a risco a saúde. Foto demonstrativa.

Outras ocupações proibidas incluem trabalho em alturas, escavação, explosões e demolição. Em restaurante, supermercado ou estabelecimento similar, os menores estão proibidos de operar máquinas de cortar carne ou outro tipo de equipamento, como triturador. Trabalho em freezers, refrigeradores ou de processamento de alimentos.

Alguns jovens aprendizes podem trabalhar com máquinas desde que eles tenham a idade mínima estipulada por lei e tenha recebido treinamento específico como parte integrante do programa de aprendizagem.

Treinamento específico

Em algumas situações, para que o jovem desempenhe certo tipo de atividade é preciso de um parecer técnico assinado pelo profissional ligado a segurança do trabalho. O teor deste documento é para testificar que no ambiente de trabalho não existe exposição e nem risco a saúde do jovem trabalhador. Este documento é bem comum para os jovens aprendizes da área industrial.

A própria lei estabelece que as contratações de adolescentes e jovens aprendizes não aconteçam em funções insalubres que requer formação profissional especifica. Em resumo, a atividade de trabalho para adolescentes e jovens pode ser realizada apenas em determinadas circunstâncias.

A verdade é que o menor não pode realizar tarefa como um empregado normal faria. O jovem aprendiz não pode ser o principal operador de equipamento, bem como deve trabalhar sob a supervisão constante de um profissional qualificado e experiente.

Lembrando que o aluno aprendiz pode operar as máquinas somente durante a sua experiência de formação, não para um turno de trabalho. Cópias de todos os acordos relevantes entre a escola o empregador devem estar no local de trabalho.