Tipos de trabalhos para adolescentes e jovens

Vagas de trabalho para adolescentes e jovens podem ser encontradas em empresas locais próximas a sua residência e/ou em grandes empresas nacionais e multinacionais. Destaque, por exemplo, para os programas de aprendizagem da Petrobras, Banco do Brasil, Banco Itaú, Correios, Oi, Vivo, entre outras milhares de empresas Brasil a fora.

Vale lembrar, que as empresas de médio e grande porte são obrigadas por lei a contratarem jovens aprendizes para comporem o quadro de funcionários.

Além do trabalho formal, o jovem pode optar por desenvolver a sua própria atividade e, dessa forma, ganhar um dinheiro extra, utilizando-se, por exemplo, da internet e/ou mesmo executando serviços em seu bairro.

Portanto, você tem essas duas opções: o trabalho formal em uma empresa ou desenvolver uma atividade que você goste e que já tem certa habilidade.

O mais importante, em ambos os casos, é acreditar em você mesmo, ter pensamentos positivos e não deixar que o desânimo te afaste dos seus objetivos.

… empresas locais

livro que ensina a entrar no mercado de trabalho

Livro do Emprego. Clique na imagem e veja mais.

Mas antes de destacar os tipos de trabalho para adolescentes e jovens. Quero destacar que todos dias recebo e-mails de pessoas que desejam trabalhar nas grandes empresas ou reclamam que a sua cidade não há empresas grandes.

Sim este é o sonho de muitos brasileiros e a gente deve pensar alto, sonhar com um bom trabalho. Porém não devemos desconsiderar nenhuma possibilidade, principalmente, quando trata-se do início da carreira e/ou quando se mora em uma pequena cidade.

O que quero dizer, aqui, que trabalhar em uma pequena e/ou média empresa pode SIM ter as suas vantagens. Para aqueles que querem saber como as empresas realmente funcionam, considere trabalhar em uma pequena ou média empresa.

As vantagens de se trabalhar em uma empresa assim são grandes. Você poderá ter uma aprendizado maior, por desempenhar, por exemplo, diversas funções. O que lhe dará confiança, respeito, responsabilidade, auto confiança e oportunidades ao longo do tempo.

Sendo assim, pesquise por empresas locais para encontrar potenciais oportunidades. Usando o “boca a boca” também pode fazer toda a diferença na hora de encontrar uma vaga de trabalho para jovem.

… ideias de trabalho para jovens

trabalhar em supermercado

Não há dúvidas que emprego tradicional é a modalidade mais recorrente para adolescentes e jovens ingressarem no mercado de trabalho. Para facilitar a sua vida, separei algumas das posições mais populares voltadas para as pessoas com pouca idade e sem experiência.

Supermercado: Esta é uma modalidade de trabalho comum entre aqueles que iniciam a vida profissional. Existem diversos tipos de atividades oferecidas pelas redes de supermercados ou mesmo mercearias locais, como por exemplo, empacotar mercadorias, arrumar carrinho de compras, atendimento de balcão, assistente administrativo/escritório e até mesmo caixa.

Muitos supermercados contratam adolescentes e jovens para o desempenho destas funções, que lidará diretamente com o público/cliente. Dessa forma, é importante que você avalie se estar disposto ou não a trabalhar diretamente com o público. Lembrando que muitos jovens são tímidos.

Normalmente, este tipo de estabelecimento dão preferência a jovens a partir dos 16 anos de idade. Você tem que verificar junto a empresa que deseja trabalhar sobre as exigências vaga aberta.

Lojas e shopping: São várias opções de trabalho nesta categoria, incluindo assistente de escritório, atendente, vendedor e caixa. Muitas empresas estão dispostas a confiar estas funções a pessoas a partir dos 16 e 17 anos.

O legal é que algumas empresas não exigem experiência para tais funções, porque antes de iniciar as atividades, as empresas dão cursos de qualificação aos seus futuros colaboradores. A qualificação é uma das finalidades dos PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM.

Mas as ações de cada vaga dependerá do ramo de atuação da empresa contratante e, ainda, deve-se se levar em consideração as leis trabalhistas do estado e o nível de formação do adolescente ou jovem. Lembrando também que os menores não podem trabalhar em locais que podem causar perigo a sua vida.

Você deve estar se perguntando, mas onde estão estas vagas? Elas podem ser encontradas em lojas de departamento (Lojas Americanas), em grandes redes varejistas (Carrefour), farmácias, nas diversas lojas de shopping, entre outros estabelecimentos comerciais da sua cidade.

Restaurante e lanchonete: Sim é comum que adolescentes e jovens iniciem sua carreira ocupando postos de trabalho em restaurante, principalmente, nas redes de fast food, como Mcdonald e Bobs.

Nesta opção, você poderá trabalhar como caixa, anotando e entregando pedidos de lanches, recolhendo bandejas e copos e/ou no preparo de lanches e outros tipos de alimentos.

Tem interesse em trabalhar em uma lanchonete? Sim, então, veja as dicas que separei para aqueles que querem trabalhar em uma lanchonete ou rede de fast food.

… empreendedores

dicas para jovens empreendedores

Fugindo um pouco do trabalho tradicional, as dicas a seguir são para os Jovens Empreendedores, que pensam em abrir o seu próprio negócio. Neste caso, o trabalho muitas vezes será sozinho e ganhos serão vinculados ao seu trabalho e dedicação.

Primeiramente, deve-se espalhar a “boa nova”, ou seja, divulgar a sua atividade entre amigos, colegas de escola, membros de igreja (caso frequente alguma), parentes e vizinhos. Não tenha vergonha e “divulgue sem dor” o seu trabalho. LEMBRE-SE A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO!

Também é possível fazer anúncios nas redes sociais (Facebok, Twitter e Google Plus) e/ou criar panfletos para entregar em supermercado, padarias e lojas do bairro.

Para quem não tem medo de trabalho. Pode, por exemplo, cortar grama, lavar carros e fazer serviços de jardinagem. E aqueles que tem o próprio equipamento conseguirá mais trabalho e logo mais dinheiro.

Tendo um pouco de criatividade pode-se construir uma oportunidade de trabalho mais satisfatório ou lucrativo que o trabalho tradicional, porque há muitas coisas que você pode fazer para ganhar dinheiro e juntar dinheiro para pagar a faculdade ou contribuir no orçamento da família.

Serviço de tutoria: Se você é bom aluno que gosta de ajudar as pessoas será capaz de fazer algum dinheiro como professor de aula de reforço. As matérias mais comuns são matemática, física, química, português e Inglês.

Dog Walker: Tradicional em outros países, este tipo de trabalho significa que você será pago para passear com cães de outras pessoas. É fundamental que você goste de animais, especialmente, de cães.

Como visto, são vários os tipos de trabalho para adolescentes e jovens. Para as meninas temos o serviço de baby-sitter. Para os que dominam a informática pode se confeccionar currículos, cobrar para imprimir arquivos e dar aulas de informática.

… consideração final

A minha dica é que você não gaste todo o seu dinheiro comprando coisas desnecessárias. Pense em seu futuro. Economize para investir em um curso profissionalizante na área de interesse e ajude nas despesas de casa.

Para buscar e encontrar vagas, você pode utiliza-se da internet para isso. Para se ter mais segurança, você deve informar aos seus pais, pois eles podem ajudá-lo a encontrar uma vaga mais facilmente.