Jovem aprendiz Senai 2014 – vagas para todo o Brasil

Segundo o levantamento realizado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), em 2012, mais de 73.200 jovens aprendizes foram inseridos no mercado de trabalho. Desta maneira, o Programa de Aprendizagem, criado em 2000 pelo Governo Federal, torna-se um dos instrumentos que mais auxilia no processo de contratação de menores sem experiência que lutam para entrar e permanecer no mercado de trabalho, juntamente com a qualificação profissional. E neste processo que a rede de ensino do Senai ganha destaque e tem uma forte importância, principalmente, no processo de qualificação profissional.

O Jovem Aprendiz é amparado pela Lei do Aprendiz (número 10.097/2000). De acordo com a legislação, as empresas de médio e grande porte devem empregar e matricular em cursos de aprendizagem um número determinado de jovens sem experiência profissional anterior, equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, número de trabalhadores efetivos na empresa.

Sendo que os Serviços Nacionais de Aprendizagem, como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), é referência na ministração de cursos de qualificação e as empresas parceira matriculam os jovens aprendizes na instituição a fim que estes estudem.

… quem pode participar

senai.br

Estude na rede Senai e tenha um futuro promissor.

Enquadram-se no programa de aprendizagem do Senai, jovens com idade entre 14 e 24 anos que estejam cursando ensino fundamental, médio ou já tenha concluído a educação básica, porém ainda nunca trabalhou de carteira de trabalho assinada. A duração da jornada de trabalho varia de acordo com o nível de escolaridade e ela não poderá de forma alguma atrapalhar o horário de estudo.

Neste sentido, a jornada de trabalho de um jovem aprendiz pode ser de seis horas diárias e extensiva até oito horas diárias para aqueles aprendizes que já tenham concluído o Ensino Fundamental, se dentro delas já estiverem computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica.

Parte das vagas são reservadas aos candidatos portadores de necessidade especiais. Neste caso, não há limite de idade. Os cursos são oferecidos de acordo com cada público e os professores são qualificados especialmente para ministrar aula a este público especial. Um dos projetos que merece ser citado aqui é o curso de informática para cegos que já capacitou mais de 20 mil deficientes visuais. O curso faz uso de softwares desenvolvidos especialmente para este público.

.. por que estudar no Senai?

Além da preocupação com a questão social e inclusão, ter um curso de aprendizagem do Senai no currículo é um grande diferencial, ou seja, um passo importante para a entrada no mercado de trabalho. A instituição, de reconhecimento nacional, já formou mais de 55 milhões de profissionais ao longo de décadas, sendo que anualmente, recebem mais de 2,5 milhões de matrículas.

Fique ligado e procure se informar a respeito de todas as possibilidades de sua cidade. Aconselhamos também a leitura da seguinte matéria: cadastro jovem aprendiz Espro.

Além disso, a rede Senai possui parceria com mais de 18 mil empresas em diversas áreas de atuação, o que favorece substancialmente a chance dos jovens conseguirem uma vaga no programa, bem como após o término do contrato ser efetivado, dependendo do seu desempenho e demanda da empresa contratante.

Os cursos de Aprendizagem vão de encontro com a demanda do mercado e da empresa escolhida pelo jovem. Sendo assim, às áreas oferecidos pelo Senai são:

– Gestão

– Celulose e Papel

– Tecnologia da Informação

– Polímeros

– Eletroeletrônica

– Gráfica e Editorial

– Couro e Calçados

– Alimentos e Bebidas

– Construção

– Madeira e Mobiliário

– Têxtil e Vestuário

– Logística

– Minerais não Metálicos

– Metalmecânica

– Refrigeração e Climatização

Inscrições Jovem aprendiz Senai

As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz Senai 2014 variam de acordo com cada escola, estado e cidade. Sendo assim, o mais indicado é procurar a unidade Senai mais próxima de sua residência e verificar a disponibilidade, período de inscrição, número de vagas e quais os cursos oferecidos. Lembrando que os cursos variam de acordo com cada região e instituição está presente em todos os estados e principais cidades brasileiras.

Não perca essa chance de realizar um curso de qualificação na maior instituição de educação profissional do mundo, com atuação em projetos sociais e econômicos em todo o país. Faça agora sua inscrição.