Jovem aprendiz Senai 2014 – vagas para todo o Brasil

Segundo o levantamento realizado pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), em 2012, mais de 73.200 jovens aprendizes foram inseridos no mercado de trabalho. Desta maneira, o Programa de Aprendizagem, criado em 2000 pelo Governo Federal, torna-se um dos instrumentos que mais auxilia no processo de contratação de menores sem experiência que lutam para entrar e permanecer no mercado de trabalho, juntamente com a qualificação profissional. E neste processo que a rede de ensino do Senai ganha destaque e tem uma forte importância, principalmente, no processo de qualificação profissional.

O Jovem Aprendiz é amparado pela Lei do Aprendiz (número 10.097/2000). De acordo com a legislação, as empresas de médio e grande porte devem empregar e matricular em cursos de aprendizagem um número determinado de jovens sem experiência profissional anterior, equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, número de trabalhadores efetivos na empresa.

Sendo que os Serviços Nacionais de Aprendizagem, como o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), é referência na ministração de cursos de qualificação e as empresas parceira matriculam os jovens aprendizes na instituição a fim que estes estudem.

… quem pode participar

senai.br

Estude na rede Senai e tenha um futuro promissor.

Enquadram-se no programa de aprendizagem do Senai, jovens com idade entre 14 e 24 anos que estejam cursando ensino fundamental, médio ou já tenha concluído a educação básica, porém ainda nunca trabalhou de carteira de trabalho assinada. A duração da jornada de trabalho varia de acordo com o nível de escolaridade e ela não poderá de forma alguma atrapalhar o horário de estudo.

Neste sentido, a jornada de trabalho de um jovem aprendiz pode ser de seis horas diárias e extensiva até oito horas diárias para aqueles aprendizes que já tenham concluído o Ensino Fundamental, se dentro delas já estiverem computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica.

Parte das vagas são reservadas aos candidatos portadores de necessidade especiais. Neste caso, não há limite de idade. Os cursos são oferecidos de acordo com cada público e os professores são qualificados especialmente para ministrar aula a este público especial. Um dos projetos que merece ser citado aqui é o curso de informática para cegos que já capacitou mais de 20 mil deficientes visuais. O curso faz uso de softwares desenvolvidos especialmente para este público.

.. por que estudar no Senai?

Além da preocupação com a questão social e inclusão, ter um curso de aprendizagem do Senai no currículo é um grande diferencial, ou seja, um passo importante para a entrada no mercado de trabalho. A instituição, de reconhecimento nacional, já formou mais de 55 milhões de profissionais ao longo de décadas, sendo que anualmente, recebem mais de 2,5 milhões de matrículas.

Fique ligado e procure se informar a respeito de todas as possibilidades de sua cidade. Aconselhamos também a leitura da seguinte matéria: cadastro jovem aprendiz Espro.

Além disso, a rede Senai possui parceria com mais de 18 mil empresas em diversas áreas de atuação, o que favorece substancialmente a chance dos jovens conseguirem uma vaga no programa, bem como após o término do contrato ser efetivado, dependendo do seu desempenho e demanda da empresa contratante.

Os cursos de Aprendizagem vão de encontro com a demanda do mercado e da empresa escolhida pelo jovem. Sendo assim, às áreas oferecidos pelo Senai são:

- Gestão

- Celulose e Papel

- Tecnologia da Informação

- Polímeros

- Eletroeletrônica

- Gráfica e Editorial

- Couro e Calçados

- Alimentos e Bebidas

- Construção

- Madeira e Mobiliário

- Têxtil e Vestuário

- Logística

- Minerais não Metálicos

- Metalmecânica

- Refrigeração e Climatização

Inscrições Jovem aprendiz Senai

As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz Senai 2014 variam de acordo com cada escola, estado e cidade. Sendo assim, o mais indicado é procurar a unidade Senai mais próxima de sua residência e verificar a disponibilidade, período de inscrição, número de vagas e quais os cursos oferecidos. Lembrando que os cursos variam de acordo com cada região e instituição está presente em todos os estados e principais cidades brasileiras.

Não perca essa chance de realizar um curso de qualificação na maior instituição de educação profissional do mundo, com atuação em projetos sociais e econômicos em todo o país. Faça agora sua inscrição.

Comments

    • Roberty Ribeiro Dos Santos Chagas says

      Robert Ribeiro Dos Santos Chagas ,Espero conquistar uma oportunidade no jovem aprendiz ,e uma opetunidade importande para jovens com poucos recursos financeiros.

  1. LIGIANE DEGENARO says

    Eu gostaria que me informasse quando podemos cadastrar.
    Tenho um filho de 16 anos, querendo fazer o curso. E não consegue se cadastrar.
    Obrigada!!!

    Ligiane

  2. Elizabeth j martins marcelino says

    Olá! por favor para fazer parte do jovem aprendiz, em 2014 a inscrição também é feita só em junho? tem algum custo?

  3. camile oliveira says

    gostaria de mt ajudar no crescimento profissional de uma empresa e juntamente com meu companheiros de trablaho fazer a empresa crescer a cada dia mais!!!..só preciso de uma oportunidade

  4. joão marcos says

    olá meu filho tem 14 anos vai fazer 15 agora em abril , ele gostaria muito de sair de casa fazer um curso ou ate mesmo jovem aprendiz porem o senai e um dos melhores lugares . qual a idade que pode entra no senai e fazer um curso legal dentro dele , ele sabe desenhar adora fazer montagem no computador e gosta de ler me fale pf ! obg

  5. NATALIA MENEZES DA SILVA says

    SOU NATALIA TENHO 18 ANOS MORO EM SÃO GONÇALO,GOSTARIA DE TER UMA OPORTUNIDADE PARATRABALHAR NO CORREIO COMO JOVEM APRENDIZ,GOSTARIA MUITO DE FAZER PARTE DA EQUIPE DO CORREIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>