Jovem aprendiz Prefeitura de Manaus 2014: Programa Aprendiz Legal

Se você mora em Manaus, tem idade entre 14 e 18 anos e está à procura do primeiro emprego, fique atento a esta novidade! A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação lançou o Programa Aprendiz Legal. A ideia é garantir que jovens estudantes conquistem o primeiro emprego e trilhem uma carreira de sucesso.

O Programa Jovem Aprendiz Legal é uma iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e Fundação Roberto Marinho, e está previsto em lei. De acordo com a legislação, empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes que corresponda a uma porcentagem do efetivo de funcionários.

Benefícios

Os jovens contratados como aprendizes atuarão na empresa participante do Programa em um período do dia, que não deve ultrapassar 06 horas diárias de trabalho, e também deverá frequentar um curso de capacitação, que tem como objetivo ensinar uma profissão (Jovem Aprendiz Prefeitura de Contagem).

Diante disso, esta é sem dúvida uma oportunidade única e uma etapa fundamental para a formação pessoal e intelectual dos jovens que moram na cidade de Manaus.

Por isso, não perca a chance do primeiro emprego e participe do “Aprendiz Legal”. Além de estar melhor preparado para o mercado de trabalho, o Programa evita o envolvimento dos jovens em práticas ilícitas. O aprendiz também receberá um auxílio financeiro no valor de meio salário mínimo e os direitos trabalhistas assegurados em carteira de trabalho.

Em Manaus já são 152 alunos participando do Programa oferecido pela Prefeitura. Faça parte você também. Com a parceria o objetivo é atender 600 jovens, sobretudo, de famílias de baixa renda que vivem em situação de risco.

Mas para participar, é preciso ter boas notas e ser um bom aluno. Uma comissão pedagógica vai realizar a seleção e será observado o desempenho do jovem em duas disciplinas: matemática e português.

Capacitação profissional

Os jovens beneficiados pelo Programa participarão dos seguintes cursos:

  • ·         Comércio e varejo
  • ·         Turismo
  • ·         Gestão pública
  • ·         Auxiliar de alimentação: preparo e serviços
  • ·         Cooperativismo
  • ·         Práticas bancárias
  • ·         Auxiliar de produção industrial
  • ·         Logística
  • ·         Telesserviços
  • ·         Conservação, limpeza e sustentabilidade ambiental
  • ·         Ocupações administrativas

Após o curso, o aluno será contratado por uma empresa e passará por outra qualificação que será direcionada à área que o jovem aprendiz vai atuar.

Inscrição

O Programa Aprendiz Legal na cidade de Manaus é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), para obter mais informações acesse o site http://semed.manaus.am.gov.br ou entre em contato direto com a Secretaria na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 2549,bairro Parque 10 de Novembro, telefone (92)3632-2054.