Jovem aprendiz Petrobras 2014: veja mais sobre as inscrições

Promover a inclusão e a qualificação profissional são os objetivos da Petrobras por meio do seu programa de aprendizagem. Portanto, se você tem o sonho em trabalhar na empresa, o primeiro passo pode ser através do programa e futuramente ingressar via concurso público. Nada é impossível, basta que você se esforce desde o início e não deixe escapar as oportunidades. Para proporcionar um aprendizado adequado a instituição divide o seu projeto em três etapas: A primeira etapa envolve a capacitação/treinamento dos jovens, ministrada por instituições parceiras, tem duração de 04 meses e envolve ensinamentos que visam à formação social e o desenvolvimento do senso crítico dos participantes. A segunda tem duração de 09 meses e trata de assuntos ligados a formação profissional na área industrial. Nesta fase, as aulas ficam por conta dos professores da rede de ensino do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Instituição com grande aceitação nacional quando o assunto é qualificação profissional de qualidade.

petrobras

Petrobras.

É responsabilidade do Senai capacitar os professores para a ministração das aulas, bem como todo o acompanhamento que inclui gestão, orientação, ensino, supervisão, monitoramento e avaliação dos jovens participantes.  

>> Veja como se tornar um jovem Aprendiz no Banco do Brasil <<

… duração

E, por fim, a etapa mais aguarda pela maioria dos jovens aprendizes da Petrobras que são os noves meses de trabalho na empresa. A fim de auxiliar o aprendizado durante este período, os participantes tem o acompanhamento de profissionais experientes da própria instituição que irão orientar todo o trabalho desempenhado por eles. O programa tem duração de 02 anos. Durante este período os jovens assinam contrato de trabalho especial que concede além de outros benefícios o recebimento de salário equivalente às horas trabalhadas, décimo terceiro salário como todo trabalhador assalariado, férias, recolhimento do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, assistência médica e odontológica, auxílio alimentação e vale transporte.

… inscrição

Para participar, o candidato deve:

>> Ser de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, ou seja, de baixa renda. Inscrição no CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal;

>> Idade mínima de 15 e máxima de 18 anos para cargos/função na área administrativa;

>> Idade mínima de 17 anos e 09 meses e máxima de 21 anos e 11 meses para cargo/função nas refinarias e laboratórios da Petrobras;

>> E estar matriculado e frequentando regularmente a educação básica. O desempenho escolar pode ser um diferencial na hora da seleção.

Para efetuar a sua inscrição, você deve ir até uma das instituições conveniadas e se informar sobre o processo de seleção. Normalmente, o período de inscrição ocorre duas vezes ao ano, porém depende de cada estado.

De acordo com o site da instituição que trata sobre o assunto. O próximo período de inscrição para o programa de aprendizagem deve ocorrer no segundo semestre de 2014. Cada cidade ou instituição tem liberdade de lançar a sua seleção, portanto, cabe aos interessados acompanhar a divulgação. Fique ligados!

No endereço eletrônico a seguir www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/carreiras/qualificacao-profissional/programa-petrobras-jovem-aprendiz, você encontra no final da página a lista por estado das instituições conveniadas. Observação: copie e cole este endereço no seu navegador de internet.

diversos profissionais

Sua carreira de sucesso pode começar sendo um aprendiz na Petrobras

… turma segundo semestre 2013

No mês de novembro de 2013, teve início a terceira edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz. Foram selecionados 850 estudantes. Durante dois anos estes participação de curso de qualificação e vivenciarão a realidade da empresa. Todos receberão aqueles benefícios acima citados. Estas vagas foram subdivididas entre os municípios de Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu (Barra de São João), Carapebus, Conceição de Macabu, Quissamã, Macaé, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra. Se você chegou até aqui. Separamos duas dicas legais para quem quer ser um aprendiz na Petrobras que são os seguintes links:

Acesse e acompanhe todas informações postadas nas duas páginas.