Saiba aqui como funciona o jovem aprendiz Petrobras 2015

Promover a inclusão e a qualificação profissional são alguns dos objetivos do programa jovem da Petrobras (curso de aprendizagem). Portanto, você que tem o sonho de trabalhar na empresa como aprendiz, saiba que o primeiro passo é obter mais detalhes sobre o funcionamento do programa.

Muitos jovens desistem antes mesmo de fazer a inscrição, por causa da alta concorrência do programa da Petrobras. A minha dica é que você não desanime, pois nada é impossível. A concorrência existe sim, mas basta que você se esforce desde o início e não deixe escapar as oportunidades.

Como é o Programa Petrobras jovem aprendiz

Para proporcionar um aprendizado adequado e de acordo com as necessidades da empresa,  a instituição divide o seu projeto de menor aprendiz em três etapas:

  • Primeira Etapa: envolve a capacitação/treinamento dos jovens aprendizes, ministrada por instituições parceiras, tem duração de 04 meses e envolve ensinamentos que visam à formação social e o desenvolvimento do senso crítico dos participantes.
  • Segunda Etapa: tem duração de 09 meses e trata de assuntos ligados a formação profissional na área de aprendizagem industrial. Nesta fase, as aulas ficam por conta dos professores da rede de ensino do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Instituição com grande aceitação nacional quando o assunto é qualificação profissional de qualidade para jovens.
  • Terceira Etapa: E, por fim, a etapa mais aguardada pela maioria dos estudantes que são os 09 meses de trabalho na Petrobras. A fim de auxiliar o aprendizado durante este período, os participantes tem o acompanhamento de profissionais experientes da própria instituição que irão orientar todo o trabalho desempenhado por eles.

Como visto, parte do aprendizado é ministrado pelos professores do Senai, bem como todo o acompanhamento dos aprendizes que inclui gestão, orientação, ensino, supervisão, monitoramento e avaliação.

O programa jovem aprendiz Petrobras tem duração de até 02 anos. Durante este período os estudantes assinam um contrato de trabalho especial que concede além de outros benefícios o recebimento de salário equivalente às horas trabalhadas, 13º salário como todo trabalhador assalariado, férias, recolhimento do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, assistência médica e odontológica, auxílio alimentação e vale transporte.

Inscrição para menor aprendiz Petrobras

Para participar do programa, o candidato deve:

logo da maior empresa do brasil petrobras
Petrobras – programa jovem aprendiz
  • Ser preferencialmente de famílias de baixa que vivem em situação de vulnerabilidade social. É indicado que o candidato tenha o CadÚnico – Cadastro Único do Governo Federal;
  • Idade mínima de 15 e máxima de 18 anos para cargos/função na área administrativa;
  • Idade mínima de 17 anos e 09 meses e máxima de 21 anos e 11 meses para cargo/função nas refinarias e laboratórios da Petrobras;
  • Estar matriculado e frequentando regularmente a educação básica (ensino fundamental/médio). O desempenho escolar pode ser um diferencial na hora da seleção.

Para efetuar a inscrição, você deve ir até uma das instituições conveniadas da Petrobras e se informar sobre o processo de seleção para a sua cidade. Normalmente, o período de inscrição ocorre duas vezes ao ano, porém depende de cada estado.

No Rio de Janeiro, por exemplo, existem no momento 04 entidades parceiras. São elas:

  • Sociedade Inteligência e Coração: Rua Barão do Bom Retiro, número 920 – Engenho Novo /RJ. Contato: ppja@aiacom.org.br, (21) 2581-9918 ou www.aiacom.org.br
  • Redes de Desenvolvimento da Maré: Rua Sargento Silva Nunes, número 1012 – Nova Holanda – Maré – Rio de Janeiro/RJ. Contato: jovemaprendiz@redesdamare.org.br, (21) 2531-5531 ou www.redesdamare.org.br
  • Fundação CR3: Avenida Graça Aranha, número 326 – 11° Andar. Contato: contato@fundacaocr3.org.br, (21) 2524-4521 ou http://fundacaocr3.org.br
  • Associação Beneficente São Martinho: Rua Riachuelo, número 07, Lapa – Rio de Janeiro/RJ. Contato: ppja@saomartinho.org.br / mundotrabalho@saomartinho.org.br, (21) 2156-6500 ou www.saomartinho.org.br/ppja/

>> Veja como se tornar um jovem Aprendiz no Banco do Brasil <<

Para saber quais são as instituições parceiras da Petrobras em seu estado clique aqui. Ao acessar, vá até a parte final da página que lá tem o campo de pesquisa. Basta que você escolha o seu estado e clique em “BUSCAR”.

O próximo período de inscrição para o programa de aprendizagem da Petrobras deve ocorrer agora nos primeiros meses de 2015. Cada cidade ou instituição tem liberdade de lançar a sua seleção de acordo com a necessidade de novas vagas para jovem aprendiz, portanto, cabe aos interessados acompanhar a divulgação. Fique ligados!

diversos profissionais
Sua carreira de sucesso pode começar sendo um aprendiz na Petrobras

Última Turma de aprendiz da Petrobras RJ

No mês de novembro de 2013, teve início a terceira edição do Programa Petrobras Jovem Aprendiz. Foram selecionados 850 estudantes no estado do Rio de Janeiro. Durante dois anos estes participaram de curso de qualificação e vivenciaram a realidade da empresa. Todos receberam aqueles benefícios acima citados.

Estas vagas foram subdivididas entre os municípios de Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu (Barra de São João), Carapebus, Conceição de Macabu, Quissamã, Macaé, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana, São Fidélis e São João da Barra.

Se você chegou até aqui. Assista o vídeo a seguir e conheça um pouco sobre o trabalho da Petrobras:


Fique ligado e não perca o próximo processo seletivo.

Fique Atualizado!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades. É grátis!

Por favor, compartilhe com seus amigos :)