Jovem Aprendiz Eletrobras 2015: veja como funciona

O aperfeiçoamento técnico-científico dos jovens brasileiros vem sendo um dos principais desafios dos governos federais, estaduais e municipais. Neste sentido, o investimento em programas de qualificação torna-se essencial para tal desenvolvimento. Entre eles destaca-se o Programa Jovem Aprendiz, realizado por diversas empresas como as Centrais Elétricas Brasileiras S.A, popularmente conhecida como Eletrobras.

O programa, mantido pela empresa desde 1997, oferece cursos de aprendizagem em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI. As vagas são direcionadas a estudantes, com idade entre 14 e 18 anos, e os classificados receberão qualificação técnico-profissional enquanto atuarem como jovens aprendizes na empresa.

A Eletrobras reserva 5% das vagas para aprendizes aos candidatos portadores de deficiência. Esta é uma forma também de inclusão social. Aproveite e conheça também um dos mais conceituados programas de aprendizagem do Brasil: jovem aprendiz Vale.

… Inscrições

vaga para trabalhar como jovem aprendiz na Eletrobras
Participe do programa jovem aprendiz da Eletrobras!

As inscrições acontecem ao longo do ano e varia de acordo com cada região onde a Eletrobras está instalada. Sendo assim, você deve ficar atento a divulgação das datas de inscrição, lembrando que normalmente o período é bem curto, portanto, não perca tempo e garanta o quanto antes a sua participação.

Muita atenção na hora do preenchimento das suas informações, principalmente, que cada inscrição deve ser vinculada a um CPF. É indicado também visualizar o cronograma da seleção.

Caso tenha dúvida leia com atenção o edital. Não tenha vergonha e peça os seus pais ou a outra pessoa experiente para lhe ajudar a fazer a sua inscrição.

Várias empresas formam o sistema de distribuição, geração, transmissão e pesquisa de energia da Eletrobras:

  • Eletrobras Amazonas Energia
  • Eletrobras Acre
  • Eletrobras Alagoas (antiga Ceal)
  • Eletrobras Piauí
  • Eletrobras Rondônia
  • Eletrobras Roraima
  • CGTEE
  • Chesf
  • Eletronorte
  • Eletronuclear
  • Eletrosul
  • Furnas
  • Cepel
  • Eletropar

 

… Como Participar Do Programa

Caso você tenha perdido o período de inscrição. Normalmente, a inscrição acontece online ou no posto de atendimento do Senai da cidade em que o jovem pretende se candidatar.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os documentos de identificação com foto, número de CPF, comprovante de residência atual, comprovante de conclusão do sétimo ano do ensino fundamental ou de que está cursando, no máximo, a 1ª série do ensino médio. Essa comprovação pode ser comprovada mediante a apresentação de declaração da instituição de ensino.

Ainda na inscrição para o programa Jovem aprendiz Eletrobras, o candidato receberá um manual contendo informações sobre o processo seletivo composto por uma prova objetiva com questões de matemática e português.

… Duração

O contrato dos jovens aprendizes com a Eletrobras é determinado, previamente, em edital. Tendo a duração do vínculo relacionada diretamente ao tempo do curso de qualificação profissional oferecido pela rede ensino Senai.

É importante ressaltar que a Eletrobras, na qualidade de empresa de economia mista e em conformidade com a Constitucional de 1988, somente está autorizada a efetuar contratações por meio de concursos públicos. Sendo assim, ao final do programa os jovens não terão vínculo empregatício com a empresa

… Vantagens

Os jovens aprovados deverão cumprir uma jornada de trabalho de quatro (04) horas diárias, totalizando 20 horas semanais. Além disso, receberão os seguintes benefícios:

– Salário mínimo equivalente às horas de trabalho;

– Auxílio alimentação;

– Vale transporte;

– Curso de qualificação profissional oferecido com o apoio técnico da rede Senai.

Acesse também o site da www.eletrobras.com e veja mais detalhe sobre a empresa.

Fique Atualizado!

Cadastre seu e-mail para receber nossas novidades. É grátis!



Por favor, compartilhe com seus amigos :)