Jovem aprendiz o que é

Muito se fala, porém nem todos sabem definir precisamente um programa de jovem aprendiz. Reunimos aqui algumas informações sobre as opções para seguir carreira por meio de programa de aprendizagem direcionado a adolescentes e jovens. Parcela da população que por diversas vezes não encontra boas opções para ingressar no mercado de trabalho.

Em linhas gerais, um Jovem Aprendiz é aquele que receberá capacitação para aprimorar habilidades em certa área de atuação. Não há uma área especifica, maiormente, todas as áreas aceitam este tipo de aprendizes.

Podem participar jovens e adolescentes com idade mínima de 14 anos e máxima de 24 anos. Fica a cargo de a empresa definir as exigências e a idade para ingresso. Independentemente da área, o programa de aprendizagem é a oportunidade mais viável para o desenvolvimento profissional.

O que é jovem aprendiz

vagas para jovem aprendizes

Programa de jovens aprendizes

Do mesmo modo, é valorizado o aspecto educacional. Neste sentido, para participar de um programa de jovem aprendiz é preciso que o interessado esteja matriculado ou já concluído a educação básica. Dão-se preferência aos alunos das escolas públicas. Do mesmo modo, a frequência e o desempenho escolar podem ser diferenciais na hora do processo de seleção.

Todo assunto relacionado a programas de aprendizagem é tratado pela chamada Lei do Aprendiz. Ela visa estimular o trabalho dos jovens no país e vai de encontro a minimizar a grande dificuldade com os jovens têm de conseguir o primeiro emprego. Para tanto, as empresas de médio e grande porte são obrigadas a reservar uma cota para a contratação de aprendizes.

Qual programa ingressar

São várias opções de programas no mercado. Caso esteja em dúvida um testes de aptidão profissional pode ajudar e muito você a avaliar suas habilidades e interesses. Ao mesmo tempo, determinar quais campos de carreira melhor atender suas habilidades e interesses.

Procure também passar um dia no ambiente de trabalho dos pais ou de um parente próximo. Fale do seu desejo. Passar um dia em um local de trabalho relacionado com a sua carreira de interesse pode ser fundamental na sua escolha. Alguém que está interessado na educação infantil poderá passar, por exemplo, um dia em uma pré-escola, ou um aluno que está pensando em se tornar um artista poderia explorar um estúdio local ou galeria.

carreira para aprendiz

Carreiras!

Programas de jovens aprendizes é um recurso útil para ajudar na escolha da carreira para os adolescentes e jovens. As vagas são oferecidas pelas empresas e ou agências. Eles fornecem treinamento teórico em temas diversos visando a capacitação dos jovens. Os programas acontecem em horário diferente do horário escolar, geralmente ocupando metade do dia.